Meio ambiente e sustentabilidade

Veja fotos e acompanhe o segundo dia do 10º Fórum Jurídico de Lisboa

Autor

28 de junho de 2022, 9h00

O X Fórum Jurídico de Lisboa chega a seu segundo dia nesta terça-feira (28/6), trazendo palestras no eixo temático das transformações econômicas globais, meio ambiente e sustentabilidade. Das 9h às 19h30, no horário de Lisboa (5h às 15h30, no de Brasília), autoridades do Brasil e de Portugal vão debater os desafios políticos, jurídicos e econômicos no futuro dos países.

Organizado pelo IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o evento deste ano acontece nos dias 27, 28 e 29 deste mês junho, sob o mote principal "Governance da Ordem Jurídica em Transformação".

Desde segunda-feira, acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada estão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, para dialogar sobre desafios, visões e diferentes modelos de sistemas jurídicos presentes em ambos continentes a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. Também haverá transmissão de forma online.

O Fórum conta com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e André Mendonça. Do STJ, estão presentes Luís Felipe Salomão, João Otávio de Noronha, Sebastião Reis, Ricardo Villas Bôas Cueva, Benedito Gonçalves, Mauro Campbell Marques, Antonio Saldanha Palheiro e Joel Ilan Paciornik.

O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater grandes questões do Direito no Estado contemporâneo. Em sua décima edição, será abordado um panorama sobre os principais conceitos relacionados à governança, incluindo subtemas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global e sistemas de governo; transformações econômicas globais, meio ambiente e sustentabilidade; novas tecnologias e desafios do Estado regulador.

Veja as principais fotos do dia:

ConJur
ConJurMinistro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, no X Fórum Jurídico de Lisboa
ConJur
ConJurMesa debateu as "Novas Fronteiras da Constituição Econômica"
ConJur
ConJurApresentação de Paula Farani de Azevedo, conselheira do Cade
ConJur
ConJurAutoridades do Brasil e de Portugal debatem transformações ambientais
ConJur
ConJurAgenda Environmental, social and governance nas cidades, no X Fórum Jurídico de Lisboa

A ConJur está acompanhando o evento e produzindo uma série de entrevistas, que estão reunidas em uma playlist no YouTube. Clique aqui para acessar e ver o que foi dito de importante no Fórum.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!