Foragido da Justiça

Maior litigante individual do país, Bottura é alvo de mandado de prisão

Autor

28 de junho de 2022, 17h49

Conhecido como litigante profissional, o empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura foi alvo de uma operação da Polícia Civil de São Paulo nesta segunda-feira (27/6). Foram expedidos um mandado de prisão temporária contra Bottura e outros três de busca e apreensão em endereços ligados a ele.

Reprodução/vídeo
ReproduçãoMaior litigante individual do país, Eduardo Bottura é alvo de mandado de prisão

O empresário ainda não foi localizado e, segundo informações colhidas pelos policiais, encontra-se fora do país. Ao todo, foram apreendidos três veículos, celulares e diversos documentos. 

A operação apura centenas de ações criminosas perpetradas por Bottura, o maior litigante individual do país, em concurso com pessoas do seu núcleo familiar e com auxílio de advogados e agentes públicos.

Segundo a Polícia, Bottura deu causa a aproximadamente três mil ações judiciais e extra judiciais infundadas, com a utilização de documentos falsos e chancelados por agentes públicos dotados de fé pública, alguns induzidos a erro e outros cooptados, utilizando-se do Poder Judiciário de maneira indevida para a obtenção de vantagem econômica.

Reprodução
Materiais apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo em operação contra Bottura
Reprodução

Há notícia de mais de 500 vítimas dos crimes de Bottura. De uma única vítima, a polícia diz que houve a subtração de cerca de R$ 10 milhões, com posterior remessa do valor para o exterior, especialmente para o Uruguai, onde estaria depositado em instituições financeiras sem ter sido devidamente declarado às autoridades brasileiras.

Litigante serial
Bottura já foi condenado mais de 200 vezes por litigância de má-fé. São tantas as ações ineptas que a Justiça brasileira já formou até mesmo uma jurisprudência exclusiva sobre ele.

Foi criada até uma associação para ajudar as vítimas de processos movidos pelo empresário, chamada de Associação de Vítimas de Eduardo Bottura.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!