"O fim da lava-jato"

Livro narra queda de Sergio Moro e sonho frustrado de chegar a ministro do STF

Autor

27 de junho de 2022, 8h19

"Me colocar na vaga de ministro do STF pode ser uma maneira elegante para o governo se livrar de mim, sem ficar mal com a opinião pública". A frase, dita pelo então ministro da Justiça Sergio Moro durante uma conversa privada em março de 2020, mostra que ele já sabia que sua saída do governo de Jair Bolsonaro era apenas uma questão de tempo, mas se agarrava ao cargo com a esperança de ainda se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga a ser aberta com a aposentadoria de Celso de Mello em novembro daquele ano.

Divulgação
A cena está retratada no livro "O Fim da Lava-Jato", dos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale, lançado pela editora GloboLivros e já disponível nas livrarias. A obra retrata a derrocada do outrora todo-poderoso juiz da "lava jato" depois que ele resolve entrar para a política e conta os bastidores dos frequentes atritos entre Moro e seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro.

Outra passagem que chama atenção retrata os bastidores das conversas de Sergio Moro durante as eleições de 2018, quando ainda era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba. Responsável pela condenação que tirou o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva daquele pleito, Moro não escondia de seus interlocutores que simpatizava com a candidatura do principal adversário de Lula: Jair Bolsonaro, que acabou sendo eleito presidente e depois convidou Moro para integrar seu governo.

Nas conversas com os funcionários da 13ª Vara, Moro costumava dizer que Bolsonaro, à época conhecido por apologia a torturadores e declarações bizarras, estava adotando uma postura moderada na campanha. Quando seus interlocutores lhe perguntavam de que forma essa moderação estava sendo demonstrada, ele não sabia explicar. O então juiz também apostou em um candidato a governador como o nome que seria o melhor do Brasil: Wilson Witzel, que na verdade acabou sendo o primeiro governador afastado por corrupção dentre os eleitos em 2018.

Com base em uma pesquisa jornalística acurada, os jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale, que cobriram a Lava-Jato desde seu início, mostram como a operação foi derrubada por uma conjunção de fatores que inclui desde a atuação direta do presidente Jair Bolsonaro no desmonte das instituições de combate à corrupção, até irregularidades cometidas pelos próprios investigadores e reveladas por diálogos vazados a partir de um ataque hacker.

Resultado de mais de cinquenta entrevistas concedidas aos autores e do acesso a dezenas de documentos oficiais, O fim da Lava-Jato: Como a atuação de Bolsonaro, Lula e Moro enterrou a maior e mais controversa investigação do Brasil é uma obra imprescindível para compreender o caos político dos últimos anos e o complexo jogo que se monta para o futuro do país.

Serviço:
O Fim da Lava-Jato
Autores: Aguirre Talento e Bela Megale
Editora: Globo Livros
Já disponível nas livrarias
Lançamento em Brasília: 29/6 (Livraria da Travessa. CasaPark Shopping)
Lançamento em São Paulo: 5/7 (Livraria Martins Fontes. Av. Paulista, 509)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!