20 no 220

Gilmar Mendes é homenageado pelos 20 anos no Supremo em sessão plenária

Autor

22 de junho de 2022, 18h52

Na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (22/6) do Supremo Tribunal Federal, a corte prestou homenagem ao decano Gilmar Mendes pelos seus 20 anos no STF, completados na última segunda (20/6). O presidente Luiz Fux relembrou a data e logo passou a palavra ao ministro Dias Toffoli, que discursou em nome dos demais colegas.

Fellipe Sampaio/SCO/STF
Decano da corte, Gilmar Mendes foi homenageado pelos colegas de STF Fellipe Sampaio/SCO/STF

Em sua fala, Toffoli recordou a trajetória de Gilmar até chegar à mais alta corte do país, destacou seus mais importantes votos nos 20 anos de STF e exaltou a atuação do colega como constitucionalista.

"Sob a influência determinante de suas teses, ainda de antes de ser magistrado, o tribunal transitou do papel de última instância recursal, produtora de julgamentos individuais, para o de uma Corte Constitucional, defensora dos direitos fundamentais, e uma corte que decide questões sociais e institucionais de alta relevância e de impacto em toda a sociedade", disse o ministro.

"O homenageado é, ainda, um humanista e um agente da concretização dos direitos humanos e fundamentais, escritos na Constituição de 1988. E digo concretização porque, para além do que está no papel, são ações humanas que fazem com que esses direitos prevaleçam", continou Toffoli.

Indicado para a corte suprema brasileira pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Gilmar será ministro do STF até dezembro de 2030, quando completará 75 anos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!