Supremo colegiado

Alexandre junta decisões do Plenário a processo de Daniel Silveira

Autor

21 de junho de 2022, 16h40

Após diversas críticas da defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) sobre a aplicação de multas e demais medidas cautelares ao parlamentar, nesta terça-feira (21/6), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, esclareceu que suas decisões foram sim amparadas pelo colegiado da Corte.

Carlos Moura/SCO/STF
No plenário virtual extraordinário, por maioria, o pleno referendou as medidas impostas pelo relator ao deputado federal Carlos Moura/SCO/STF

Nos autos da ação penal que condenou o parlamentar a 8 anos e 9 meses de reclusão, o ministro juntou o acórdão e os votos proferidos em sessão no Plenário do STF, que validou a aplicação das medidas cautelares.

O julgamento ocorreu em abril deste ano. Por maioria, os ministros referendaram a decisão monocrática que impôs as medidas cautelares ao deputado bolsonarista. Entre as medidas aprovadas pelos ministros estão a aplicação de multa diária no valor de R$15.000,00, bloqueio de todas as contas bancárias do deputado e monitoramento eletrônico.

Apenas os ministros Nunes Marques e André Mendonça divergiram.

Assim, o ministro Alexandre afasta a alegação de que as medidas cautelares impostas a Daniel Silveira não possuem amparo dos demais ministros.

Clique aqui para ler o acórdão e votos
AP 1.044

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!