artigos e pareceres

Livro aborda 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil

Autor

16 de junho de 2022, 16h15

As características atuais e as projeções do Tribunal do Júri são abordadas no livro "Estudos em Homenagem aos 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil", publicado pela Editora Revista dos Tribunais e organizado pelos advogados Rodrigo Faucz e Daniel Avelar — ambos colunistas da ConJur.

Divulgação
Divulgação

A obra reúne pareceres e artigos de especialistas no tema, cujas análises e reflexões se voltam a todos os profissionais e estudiosos da área. O livro propõe aperfeiçoar a participação popular no Judiciário, e assim materializar a garantia fundamental de o acusado ser julgado pelos seus pares.

Um dos artigos é da próxima presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministra Thereza de Assis Moura. Já o prefácio é de Rogério Schietti Cruz, também ministro da corte.

Segundo Faucz, "o aprimoramento do Tribunal do Júri necessariamente passa pela proteção às premissas de um julgamento imparcial, verdadeiramente representativo e respeitador dos direitos e garantias constitucionais e convencionais".

Faucz é criminalista, coordenador da pós-graduação em Tribunal do Júri do Curso CEI, professor de Processo Penal da FAE e do programa de mestrado em Psicologia Forense da UTP.

Já Avelar é juiz, presidente do 2º Tribunal do Júri de Curitiba desde 2008, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Tribunal do Júri (Nupejuri), professor de Processo Penal na FAE, UTP e Emap, e da pós-graduação em Tribunal do Júri do Curso CEI.

O livro está em pré-venda no site da editora. Clique aqui para comprar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!