Horas da discórdia

STF valida decisões que anularam normas coletivas de motoristas de carga

Autor

1 de junho de 2022, 21h32

São válidas as decisões que anularam dispositivos de convenções coletivas firmadas entre transportadoras e motoristas sobre controle de jornada antes da vigência da Lei 12.619/2012 (que disciplinou os direitos e os deveres dos motoristas profissionais). Esse foi o entendimento majoritário do Plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento da ação movida pela Associação Nacional de Transportes (ANT) que questionava decisões da Justiça Trabalhista.

Reprodução
Maioria da corte julgou válidas as decisões trabalhistas que condenaram a CNT

O Plenário estava dividido entre a validade das decisões para casos concretos e a atuação do Judiciário somente se houver violação de direitos fundamentais garantidos na Constituição Federal. O julgamento, concluído nesta quarta-feira (1º/6), durou três sessões. 

Como o ministro Dias Toffoli não estava presente no segundo dia de julgamento, e como havia a possibilidade de empate, o ministro presidente, Luiz Fux, decidiu encerrar aquela sessão sem proferir seu voto. O placar estava 5 a 4 pela improcedência da ação. 

Nesta quarta, Dias Toffoli apresentou seu voto. O ministro não conheceu a ação, justificando que se trata de matéria infraconstitucional, bem como de revisão de fatos (o que não se admite em cortes superiores). No mérito, julgou improcedente a ação, entendendo que deve-se analisar a validade do acordo conforme o contexto fático. "Essa análise, à luz de cláusula convencional remissiva ao 62, I, da CLT não estão negando validade aos referidos acordos coletivos, que apenas determinaram a sua incidência. Pelo contrário, tais decisões promovem a interpretação do dispositivo de acordo com as provas produzidas nos autos", disse Toffoli.

Na sequência, votou o presidente da corte. Fux conheceu a ação e, no mérito, acompanhou o voto do relator. Conforme o entendimento do ministro, a segurança jurídica deve ser preservada e a invalidade de tais normas poderia causar imprevisibilidade jurídica. "O mundo jurídico é o mundo de declaração de vontade. E a obediência à declaração de vontade é sinônimo de segurança jurídica, que é uma cláusula pétrea que a Constituição garante e que hoje é um grande anseio do Brasil".

Procedência x improcedência
O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, havia julgado pela procedência da ação. Segundo ele, a Constituição reconhece de forma enfática as convenções e os acordos trabalhistas como direito fundamental dos trabalhadores, elevando-os a instrumento essencial da relação trabalhista.

Acompanharam o voto do relator os ministros Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Rosa Weber abriu divergência e votou pela improcedência da ação. Para a ministra, as decisões trabalhistas que condenaram as empresas ao pagamento de horas extras não afastaram as cláusulas pactuadas nas convenções, mas, sim, examinaram situações concretas e concluíram que, nos casos específicos, era viável o controle da jornada.

Acompanharam o voto divergente Luiz Edson Fachin, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli também votaram pela improcedência da ação, contudo com outro entendimento.

Sobre a ação
A ação proposta pela ANT questiona decisões que condenaram empregadores ao pagamento de horas extras a motoristas mesmo que a convenção coletiva da categoria preveja a impossibilidade de controle de jornada externa de trabalho.

A ANT alega que, antes da vigência da lei que introduziu na Consolidação das Leis do Trabalho a regulamentação do ofício de motorista, aquele que conduzisse veículo a uma determinada distância do município da sede ou filial da transportadora não estaria abrangido pela jornada de trabalho fixa. Segundo a ação, a Justiça do Trabalho reconhecia a força normativa das disposições convencionais e afastava as condenações ao pagamento de horas extras quando ausente controle de jornada por parte do empregador.

ADPF 381

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!