Sequestro internacional de menores é tema de workshop na Enfam
1 de junho de 2022, 11h48
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza nesta quinta (2/6) e sexta-feira (3/6), em sua sede, em Brasília, o workshop "Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Menores — HCCH 1980 Child Abduction Convention".

Divulgação
Promovido em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o workshop tem como objetivo melhorar, por meio da difusão de conhecimentos, o fluxo e a velocidade do retorno de crianças que foram levadas irregularmente para o exterior por um de seus genitores, nos termos da convenção concluída na cidade de Haia em outubro de 1980.
O evento é voltado a magistrados federais e membros do Ministério Público Federal, da Advocacia-Geral da União, de Associações de Magistrados Federais e representantes da Autoridade Central Administrativa Federal (Acaf) e da Polícia Federal (PF). Os interessados poderão assistir às palestras do primeiro dia nos canais do STJ e do CNJ no YouTube.
A programação tem início às 10h30 de quinta-feira, com conferência do juiz de enlace para a Convenção da Haia de 1980, Scott Gordon, do Tribunal Superior de Los Angeles (EUA).
Os outros palestrantes são Fernanda Rocha Pacheco dos Santos, coordenadora-geral de adoção e subtração internacional de crianças e adolescentes (Acaf/DRCI); Renata Bento, psicóloga, perita judicial e psicanalista; Anthony da Silva, vice procurador-geral da Divisão Criminal, Seção de Apelações, Mandados e Julgamentos da Califórnia (EUA); Homero Andretta Junior, diretor do Departamento de Assuntos Internacionais da Advocacia-Geral da União (AGU); Daniel Trecca, Diretor da Autoridade Central do Uruguai; e Raquel Salinas Peixoto, diretora jurídica da Conferência da Haia sobre Direito Internacional Privado (HCCH).
O workshop continua a partir das 9h de sexta-feira, com oficina ministrada pelo desembargador federal Guilherme Calmon, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e pelo juiz Marco Bruno Miranda Clementino, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O encerramento será às 14h30, com plenária presidida pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, corregedora nacional de Justiça.
A Enfam fica no prédio do Conselho da Justiça Federal, no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), trecho 3, polo 8, lote 9, 1º andar, na capital federal.
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!