presidente e vice

Nova presidente e novo vice do STJ tomam posse no dia 25 de agosto

Autor

25 de julho de 2022, 12h48

A ministra Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Og Fernandes tomarão posse, respectivamente, como presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça no próximo dia 25/8 às 17h. A cerimônia apoderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

STJ
Ministra Maria Thereza de Assis Moura, próxima presidente do STJSTJ

Os dois magistrados também assumem o comando do Conselho da Justiça Federal. Eles foram eleitos, no dia 11/5, para conduzir o tribunal durante o biênio 2022/2024, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi.

Próxima presidente
Maria Thereza será a 20ª presidente da corte desde 1989. Natural de São Paulo, ela é mestre e doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual também leciona.

A magistrada ingressou no STJ em 2006. Já atuou e exerceu a presidência na 6ª Turma e na 3ª Seção. Também é membro da Corte Especial desde 2011.

Entre 2014 e 2016, foi ministra efetiva do Tribunal Superior Eleitoral, onde também exerceu as funções de corregedora-geral eleitoral, ministra auxiliar da propaganda e ministra substituta. Já foi diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), corregedora-geral da Justiça Federal e vice-presidente do STJ entre 2018 e 2020.

Atualmente, Maria Thereza é corregedora nacional de Justiça, além de integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da Organização das Nações Unidas (ONU).

TSE
Ministro Og Fernandes, próximo vice-presidente do STJTSE

Futuro vice
Og Fernandes nasceu em Recife. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Já atuou como repórter, advogado, juiz e desembargador.

Ministro do STJ desde 2008, integrou a 6ª Turma (que já presidiu) e a 3ª Seção. Foi membro da Comissão de Regimento Interno do tribunal e corregedor-geral da Justiça Federal.

Atualmente, o magistrado compõe a Corte Especial, a 1ª Seção e a 2ª Turma (da qual também já foi presidente), integra o Conselho de Administração, preside a Comissão de Documentação do tribunal e é diretor-geral da Enfam. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!