Fórum Jurídico de Lisboa

Missão do Fibe é aproximar o Brasil do resto do mundo, diz professor

Autor

5 de julho de 2022, 10h41

Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) tem tentado contribuir para a sociedade brasileira por meio da aproximação do país com o que vem acontecendo ao redor do mundo, e não apenas no campo do Direito, de acordo com José Roberto Afonso, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e vice-presidente do Fibe.

Reprodução/YouTube/Instituto de Economia da Unicamp
José Roberto Afonso, professor
do IDP e vice-presidente do FibeReprodução/YouTube/Instituto de Economia da Unicamp

Afonso participou na última semana do X Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, organizado pelo IDP. Ele afirmou que a troca de ideias ocorrida no evento foi o que inspirou a criação do Fibe.

"A contribuição que o Fibe pode dar ao Brasil é aproximar cada vez mais o país do que está acontecendo pelo mundo, e não apenas no campo do Direito, que é nosso objeto aqui", disse o professor. 

Afonso também falou sobre o evento que o Fibe vem preparando para este ano, que tem como tema os 200 anos da independência do Brasil. Segundo ele, a ideia é abordar os desafios do marco e a integração — o que envolve redução de desigualdades, abertura à diversidade e tolerância —, além de entender como os europeus enxergam a data.

O X Fórum Jurídico de Lisboa contou com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!