Advogada prevê aumento do número de processos de insolvência no Brasil
5 de julho de 2022, 21h59
O cenário da insolvência no Brasil vem sofrendo alterações após o ápice da crise da Covid-19, tornando-se mais robusto e complexo. Por isso, a advogada Juliana Bumachar, conselheira federal da OAB e sócia no escritório Bumachar Advogados, acredita que haverá um aumento do número de recuperações judiciais, extrajudiciais e até de processos de falência nos próximos meses.
Na última semana, a especialista em Direito da Insolvência esteve em Portugal para participar do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Juliana lembra que, nos últimos anos, houve a expectativa de um boom das recuperações judiciais em função da crise. No entanto, isso não ocorreu até agora, o que, segundo ela, pode ser explicado pelas negociações entre devedores e credores.
A advogada também destacou modificações importantes trazidas pela nova Lei de Recuperação Judicial e Falências, como a mediação para os processos de RJ, a insolvência transnacional e a possibilidade do plano de recuperação apresentado pelos credores. "Acredito que sejam pontos relevantes para essa alteração, que tem se mostrado bem positiva para os processos", opinou ela.
O X Fórum Jurídico de Lisboa contou com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.
Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:
Encontrou um erro? Avise nossa equipe!