Consultor Jurídico

Livro sobre 20 anos de Gilmar Mendes no STF é lançado em Portugal

2 de julho de 2022, 10h51

Por Redação ConJur

imprimir

Um livro em homenagem aos 20 anos de atuação do ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal foi lançado nesta semana em Portugal, durante o X Fórum Jurídico de Lisboa. 

Divulgação
DivulgaçãoLivro em homenagem aos 20 anos de Gilmar Mendes na Suprema Corte

Em A defesa da Constituição e do Estado de Direito: homenagem aos 20 anos do ministro Gilmar Mendes no STF, notáveis juristas apresentam ensaios ressaltando a importância de Gilmar Mendes para o amadurecimento de temas fundamentais à República. 

A obra, organizada por Sérgio Antônio Ferreira Victor, Luciano Felício Fuck, Fábio Lima Quintas e Abboud, evidencia a contribuição positiva do ministro para a construção da jurisprudência constitucional recente do Brasil.

Mais dois livros foram lançados no mesmo evento. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Luis Felipe Salomão e o magistrado Daniel Vianna Vargas, juiz instrutor da Corte Especial do STJ e juiz auxiliar do TSE, lançaram Eleições brasileiras,

Na obra, de forma objetiva e clara, eles esclarecem os conceitos relacionados ao processo eleitoral. O livro supre uma importante lacuna, oferecendo informações essenciais sobre assunto da maior relevância, especialmente em ano eleitoral.

Divulgação
DivulgaçãoLaura Schertel, Luis Felipe Salomão, Vitalino Canas e José Roberto Castro Neves

Por fim, foi oferecido ao público Minha pátria é minha língua: interseções luso-brasileiras, organizado por Paulo Herkenhoff e Silvia Finguerut. O trabalho conta com participações, entre outros, de José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Vitalino Canas, Gilmar Mendes, Luis Felipe Salomão, Sidnei Gonzalez e José Roberto de Castro Neves.

Os textos, instigantes e informativos, falam da profunda relação entre os dois países, Brasil e Portugal, unidos pelos mais diversos fatores, inclusive pela língua.