Fórum Jurídico de Lisboa

Fibe fará eventos sobre independência do Brasil e infraestruturas neste ano

Autor

1 de julho de 2022, 21h49

Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe) está preparando dois grandes eventos para este ano. Um deles celebrará os 200 anos da independência do Brasil, enquanto o outro terá como tema as infraestruturas.

Renato Araújo/Agência Brasília
Vitalino Canas, presidente do FibeRenato Araújo/Agência Brasília

Os detalhes foram revelados pelo professor e ex-deputado português Vitalino Canas, presidente do Fibe. Ele participou, nesta semana, do X Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

O evento sobre a independência deve focar na circusnstância de que a rememoração não é unilateral, mas vem sendo partilhada entre Brasil e Portugal. O país europeu tem algumas iniciativas próprias e vem sendo convidado pelas autoridades brasileiras para participar das comemorações oficiais.

Já o evento sobre infraestruturas terá como base as novas tendências quanto às cadeias de abastecimento internacional, à produção, à logística e às comunicações. A ideia é discutir os setores que serão afetados e perspectivas que serão abertas para as economias e para a aproximação do Brasil com a Europa.

De acordo com Canas, Brasil e Portugal estarão dentro do panorama de modificações da área, e isso vai implicar em investimentos e grandes projetos de infraestrutura de energia, comunicações, transportes, instalações marítimas etc.

O X Fórum Jurídico de Lisboa contou com o apoio da FGV Conhecimento, do Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud), do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e do escritório Décio Freire Advogados.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!