O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF) recebe até o dia 7 de março as propostas de enunciados para a 9ª Jornada de Direito Civil, que irá comemorar os 20 anos da Lei nº 10.406/2002 e a instituição da Jornada de Direito Civil.

A jornada ocorrerá de forma presencial nos dias 19 e 20 de maio, no auditório do CJF, em Brasília. A abertura acontece na manhã do dia 19, seguida por uma conferência sobre os 20 anos do Novo Código Civil, a ser proferida pela professora Judith Martins-Costa.
O evento tem a coordenação-geral do vice-presidente do conselho, ministro Jorge Mussi, e a coordenação científica dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, Paulo de Tarso Sanseverino e Marco Aurélio Bellizze.
As ideias devem ser encaminhadas por meio de formulário disponível no portal do CJF. Sete comissões de trabalho, compostas por magistrados e especialistas no tema, avaliarão as proposições. Confira a lista dos grupos e seus respectivos assuntos:
Comissão I - Parte Geral e Normas de Introdução ao Direito Brasileiro – Lindb
- Presidente: ministro Moura Ribeiro, do STJ
- Juristas de notória especialização: professores José Fernando Simão e Aline de Miranda Valverde Terra
- Relator: desembargador Ricardo Couto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ)
Comissão II - Obrigações
- Presidente: ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ
- Juristas de notória especialização: professor Gustavo Tepedino
- Relator: desembargador federal Mairan Gonçalves Maia Júnior, presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3)
Comissão III - Contratos
- Presidente: ministro Marco Buzzi, do STJ
- Juristas de notória especialização: professores Flávio Tartuce e Claudia Lima Marques
- Relatora: juíza Aline Ávila Ferreira dos Santos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC)
Comissão IV - Responsabilidade Civil
- Presidente: ministra Maria Isabel Gallotti, do STJ
- Juristas de notória especialização: professora Judith Martins-Costa e desembargador Francisco Loureiro, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP)
- Relator: desembargador federal Guilherme Calmon, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2)
Comissão V - Direito das Coisas e Propriedade Intelectual
- Presidente: ministro Raul Araújo, do STJ
- Juristas de notória especialização: desembargadora federal aposentada do TRF-2 Liliane Roriz e professor Roberto Rosas
- Relator: juiz federal Bruno Leonardo Câmara Carrá, da Justiça Federal do Ceará
Comissão VI - Família e Sucessões
- Presidente: ministro Mauro Campbell Marques, do STJ
- Juristas de notória especialização: Otavio Luiz Rodrigues Jr
- Relator: juiz Pablo Stolze, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)
Comissão VII - Direito Digital e Novos Direitos
- Presidente: ministro Villas Bôas Cueva, do STJ
- Juristas de notória especialização: professores Laura Schertel Mendes e Danilo Doneda
- Relatora: juíza federal Caroline Tauk, da Justiça Federal da 2ª Região
De acordo com a organização do evento, os debates nas comissões seguirão durante toda a tarde do dia 19 e determinarão as propostas a serem enviadas para votação na plenária, que acontecerá na manhã do dia 20 de maio, a partir das 9h. Com informações da assessoria do CJF.
Comentários de leitores
0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada.