Consultor Jurídico

‘Carta de Direitos Humanos na Era Digital’ ganha versão simplificada

23 de janeiro de 2022, 11h20

Por Redação ConJur

imprimir

Uma das principais referências em língua portuguesa no campo das garantias e liberdades individuais na internet, a "Carta de Direitos Humanos na Era Digital" ganha neste começo de 2022 uma versão descomplicada, feita com base em conceitos como linguagem simples e legal design.

Reprodução
Site simplifica lei portuguesa que regula direitos dos cidadãos no 'ciberespaço'
Reproduçã

Promulgada em maio do ano passado pelo governo de Portugal, a carta original estabelece, por meio de 23 artigos, que as normas que tutelam direitos, liberdades e garantias aos cidadãos na ordem jurídica portuguesa são plenamente aplicáveis no ciberespaço. Além disso, prevê o direito de obter informações claras sobre a utilização das plataformas digitais.

Apresentado assim, de forma resumida, o texto do documento parece ser simples, objetivo e acessível ao internauta comum. Porém, na visão de especialistas em comunicação e técnicas de design aliadas ao Direito, a carta aprovada pelo Legislativo português exige do cidadão leigo um esforço significativo para a compreensão dos seus principais tópicos.

Com esse obstáculo em mente, um grupo de profissionais de Portugal e do Brasil teve o trabalho de preparar uma versão online e descomplicada da carta. Assim, no esforço para "traduzir" o vocabulário formal típico do universo  jurídico, o grupo recorre a textos didáticos e concisos, acompanhados de títulos como "O que é" e "Para quem é", além de ícones de internet, hipertextos e grifos em cores vivas, tornando o conteúdo da norma mais acessível e visualmente agradável.

"O mercado jurídico está apenas começando a tratar o conteúdo normativo de forma apropriada. Por isso, é preciso o uso frequente de ferramentas de legal design para garantir uma relação positiva entre as pessoas e as leis", afirma a advogada Katsuren Machado, que criou o site junto com a jurista e consultora em simplificação Joana Fernandes e o especialista em branding Ricardo B. Motta.

O lançamento oficial do site será no próximo dia 28. O endereço é http://www.direitoseradigital.pt/.