Democracia Em Vertigem

Por xenofobia em entrevista, candidato a presidente da França e jornalista são condenados

Autor

17 de janeiro de 2022, 21h34

A Justiça francesa condenou nesta segunda-feira (17/1) o candidato a presidente da República Éric Zemmour a pagar multa de 10 mil euros por incitação ao ódio contra imigrantes. Segundo o jornal Le Monde, o diretor de uma emissora de televisão — na qual o extremista fez as declarações — foi condenado solidariamente a pagar 19 mil euros a associações de defesa de direitos humanos.

Wikimedia Commons
Éric Zemmour, de extrema-direita, candidato a presidente da FrançaWikimedia Commons

Jornalista, líder do partido Reconquête e representante da extrema-direita, Zemmour não compareceu ao tribunal, alegou que o julgamento teve caráter político e afirmou que vai recorrer da decisão. 

A condenação se refere a uma entrevista dada em 2020 à emissora CNews, quando Eric criticou a entrada de imigrantes menores desacompanhados e os chamou de ladrões, assassinos e estupradores. Segundo Zemmour, o fluxo migratório seria uma invasão permanente. A entrevistadora interrompeu e fez uma objeção, afirmando que, isoladamente, todos os menores não são necessariamente estupradores. Mas a decisão considerou que a ressalva foi feita "com timidez e grande contenção". É a terceira condenação do extremista, que a chamou de "ideológica e estúpida". 

Na próxima quinta-feira (20/1), o político será julgado em outro caso por outras declarações feitas no mesmo canal. Em 2019, ele disse que o marechal Philippe Pétain, chefe de Estado do país à época da Segunda Guerra Mundial e colaborador da Alemanha nazista, teria "salvado" judeus franceses.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!