Consultor Jurídico

PGR pede ao STF abertura de inquérito contra senador Jorge Kajuru

14 de janeiro de 2022, 17h31

Por Severino Goes

imprimir

Por fazer "graves acusações" ao ministro Gilmar Mendes, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) poderá responder a inquérito no Supremo Tribunal Federal. O pedido de abertura de investigação contra o parlamentar foi apresentado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, e divulgado nesta sexta-feira (14/1).

Pedro França/Agência Senado
Senador Kajuru fez insinuações contra o ministro Gilmar MendesPedro França/Agência Senado

De acordo com a representação, o senador fez as afirmações "apontando suposta prática de condutas criminosas, cuja falsidade poderia caracterizar como caluniosas as acusações". As críticas constam de uma entrevista dada por Kajuru à rádio Jovem Pan em 10 de agosto de 2020. Na ocasião, o senador teria dito que palestras feitas por Mendes seriam "venda de sentença" e usado termos pejorativos para fazer referência ao ministro do STF.

"A natureza dessas declarações implica a possível prática de infração penal contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para a compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e o seu alcance pela imunidade material parlamentar", afirma o vice-PGR. A denúncia chegou à PGR por meio de uma notícia de fato apresentada pelo próprio ministro Gilmar Mendes.

Segundo a o pedido apresentado pelo magistrado, "o senador da República Jorge Reis da Costa Nasser (Jorge Kajuru) teria, no dia 10 de agosto de 2020, violado a sua honra em entrevista concedida ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan".

No vídeo da entrevista, disponível na plataforma Youtube, o parlamentar  classificou Gilmar Mendes, sem apresentar provas, como "de quinta categoria" e insinuou que o ministro venderia decisões para soltar presos.

"A natureza dessas declarações implica a possível prática de infração penal contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para a compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e o seu alcance pela imunidade material parlamentar", diz Jacques de Medeiros.

A representação da PGR foi distribuída ao ministro Luís Roberto Barroso e o MP também pede a preservação da entrevista concedida à emissora, em áudio e vídeo.

Leia a representação da PGR
Inq. 4.890