Consultor Jurídico

Excesso de contingente

Maioria dos cursos de Direito não aprova 30% dos seus alunos na OAB

Retornar ao texto

Comentários de leitores

13 comentários

A falência do ensino jurídico tem respaudo do MEC!

Daniel Sant'Anna Lisbôa (Estudante de Direito - Família)

Infelizmente a tendência é que o cenário só piore. Recentemente o MEC autorizou que em determinados casos o curso seja ministrado na modalidade EAD - tudo com o apoio dos grandes grupos educacionais que pouco (ou nada) se importam com a qualidade de ensino. O mesmo MEC que barrou a criação de novos cursos de medicina permite que um novo curso de Direito seja criado a cada esquina. Esse é um atestado da falência do ensino jurídico. A tendência é que o percentual de aprovados só diminua - não pela dificuldade da prova, mas pela péssima qualidade dos novos cursos, sobretudo os criados pelos 4 maiores grupos educacionais, que atualmente lucram com base na falência do ensino. O impedimento à criação de novos cursos e o descredenciamento de grande parte das instituições é urgente! E é o único modo de tentar salvar a profissão.

A narrativa da matéria veiculada é totalmente equivocada

Flávio E. C. Toledo (Outros)

Os dados estatísticos dos resultados do exame de ordem estão publicados no site do OAB - https://examedeordem.oab.org.br. Considerando o período de 2017 a 2019, o Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino, alcançou a média de 31,69% de aprovados. Com esse percentual, a Instituição está entre os 15% que mais aprovaram no exame da OAB no país, na média desses três anos.

Humaniza oab. Fim da exploraçãodos bels. Direito (advogados)

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos , escritor, jurista. “DE TODOS OS ASPECTOS DA MISÉRIA SOCIAL NADA É TÃO DOLOROSO, QUANTO O DESEMPREGO ( Janne Adms)
Senhores membros da ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT, ajude-nos abolir de vez o trabalho análogo a de escravos no Brasil, a escravidão moderna da OAB e inserir no mercado de trabalho cerca de quase 400 mil cativos ou escravos contemporâneos da OAB, devidamente qualificados pelo Estado (MEC) jogados ao banimento sem direito ao primado do trabalho. "O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso". Antes da promulgação da Lei Áurea, era legal escravizar e tratar as pessoas como coisa, para delas tirarem proveitos econômicos. A história se repete: Refiro-me ao jabuti de ouro da OAB, o famigerado caça-níqueis exame da OAB, cuja única preocupação é bolso dos advogados devidamente qualificados pelo Estado (MEC), jogados ao banimento, sem direito ao primado do trabalho, renegando pessoas a coisas.
Segundo o Egrégio STF a violação do direito ao trabalho digno impacta a capacidade da vítima de realizar escolhas segundo a sua livre determinação. Isso também significa “reduzir alguém a condição análoga à de escravo” (STF). Durante o lançamento do livro ‘Ilegalidade e inconstitucionalidade do Exame de Ordem do corregedor do TRF da 5º Região, Desembargador Vladimir Souza Carvalho, afirmou que exame da OAB é um monstro criado pela OAB. Disse q nem mesmo a OAB sabe do que ele se trata e que as provas, hoje, têm nível semelhante às realizadas em concursos públicos para procuradores e juízes. “É uma mentira que a aprovação de 10% dos estudantes mensure que o ensino jurídico do país está ruim

Alô oit ajude-nos abolir a escravidão moderna da oab

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor e jurista. Todos os PLs de interesse da OAB são votados e aprovados toque de caixa. E os contrários arquivados. Quais os segredos? Alô Senhores membros da OIT, OEA, TPI e ONU, MPF, e os omissos e subservientes Deputados e Senadores, até quando os Senhores vão aceitar: Lesões à ordem jurídica e a direitos constitucionalmente garantidos relacionados a FRUSTRAÇÃO AO EXERCÍCIO REGULAR DE DIREITOS DOS TRABALHADORES? (CAÇA-NÍQUEI$ DA OAB? O trabalho análogo a de escravos, a escravidão moderna da OAB? E também a fraude da Lei nº8.906/94 (Estatuto da OAB), a qual não foi votada nas comissões de praxe do Congresso Nacional, não foi debatida com a sociedade, fatos estes denunciados pela Associação Nacional dos Bacharéis em direito – ANB, junto ao MPF, Congresso Nacional e até junto ao Egrégio Supremo Tribunal Federa. O projeto de Lei 2.938/1992 que deu origem ao Estatuto da Advocacia Lei n° 8.906/1994 foi aprovada mediante fraude. Não foi votada pelo Plenário da Câmara Federal e nem pelo Senado Federal como exige o Regimento Interno e a Constituição Federa. A Lei 8.906/1994 tem grave vicio formal e material insanável. Trata-se de uma fraude. A ANB Associação Nacional dos Bacharéis em Direito, Ajuizou a ADI 6278/2019 no STF questionando a referida Lei, mas?
É notório que as desigualdades sociais neste país dos desempregados e aproveitadores são por causas de indivíduos, sindicatos e entidades inescrupulosas que fazem o “RENT SEEKING” uma espécie de persuadir os governos débeis, omissos e o enlameado Congresso Nacional a conceder favores, indecentes, benefícios e privilégios a exemplo do jabuti, o pernicioso caça- níquei$ exame da OAB.CRIAM-SE DIFICULDADES P/ COLHER FACILIDADE$$$$$. Até quando quando vai essa exploração?

Pelo menos isso

Leonardo Valente Santos (Estagiário)

Ainda bem que temos essa prova para o exercício da advocacia. Não basta a aprovação nos cursos de direito se a exigência dos alunos é mínima.

Arrecadação fácil

Ariosto Moreira da Rocha (Bacharel - Administrativa)

NORMAL, esse exame não é para aprovar e sim Arrecadar. Reserva de mercado e uma forma que uns espertalhões encontraram para ganhar dinheiro sem trabalhar, enche o bolso dos dirigentes que depois investem em campanhas políticas milionárias, não é por acaso que está cheio de Advogados no congresso...

OAB

Wellington Guadagnini (Advogado Assalariado - Civil)

Estudei em uma faculdade sem nome reconhecido, passei na primeira tentativa; quem faz o curso é o aluno, parabéns OAB. Que a primeira fase suba para 90 questões com a inclusão de direito previdenciário.

Para ser advogado provas caça-níqueis. P/ser desemb. Listas?

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos escritor jurista e abolicionista contemporâneo. Isso é Brasil p/ser advogado, OAB usurpa vergonhosamente papel do Estado MEC p/ impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas gerando fome desemprego depressão síndrome do pânico doenças psicossociais e outras comorbidades diagnósticas uma chaga social que envergonha o país dos desempregados e dos aproveitadores que lucram com o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna da OAB. Agora para ocupar vagas nos Tribunais Superiores, OAB utiliza de LISTAS APADRINHADOS?
Então o cidadão é lesado na correção das provas bate na porta da justiça e recebe um tapa na cara?
No último exame caça-níqueis OAB/ FGV foram flagradas PLAGIANDO vergonhosamente questões de outra Banca examinadora para FERRAR ainda mais seus CATIVOS e aumentar o lucro da OAB. Criam-se dificuldades para colher facilidade$. Depois desse vergonhoso plágio essa EXCRESCÊNCIA perdeu de vez a credibilidade e tem que ser sepultada URGENTE. Até porque avaliação do ensino é papel do Estado MEC e não de sindicatos. Leia-se 209 da CF.
É LIVRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE QUALQUER TRABALHO. ART. 5-XIII CF. "O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdades de descaso." Darcy Ribeiro
Mas quem lucra com a escravidão moderna da OAB não tem nenhum interesse em abolir esse câncer. Até agora OAB já abocanhou extorquindo com altas taxas de inscrições e reprovações em massa mais de UM BILHÃO DE REAIS sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social sem prestar contas ao Egrégio TCU. É ainda dizem que isso é sui-generis? Quem firma em Medicina é médico (Lei n.13.270/16 determinou as univ.DIPLOMA DE MEDICO..

...

Delta BA (Delegado de Polícia Estadual)

Filhinho gaste esse tempo que vc passa escrevendo isso pra estudar e passar nesse famigerado exame.

Criam-se dificuld. P/ colher facilidade$. Fim caça-níqueis

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos, escritor jurista e abolicionista contemporâneo. A sociedade precisa saber e os jornais censuram as verdades, que não é da alçada da OAB e de nenhum sindicato avaliar ninguém. A CFdiz em seu art. 209 que compete ao poder público avaliar o ensino. Ou seja avaliação do ensino é papel do Estado (MEC) junto às universidades e às IES não de sindicatos. Há sete anos, durante o lançamento do livro ‘Ilegalidade e inconstitucionalidade do Exame de Ordem do corregedor do TRF da 5º Região, desembargador Vladimir Souza Carvalho, afirmou que Exame de Ordem é um monstro criado pela OAB. Disse que é uma mentira que a aprovação de 10% dos estudantes mensure que o ensino jurídico do país está ruim. Não é possível falar em didática com decoreba”, completou Vladimir Carvalho.OAB não tem interesse em melhorar o ensino jurídico não tem poder de regulamentar leis, não tem poder de legislar sobre exercícios profissionais. Além de usurpar papel do Estado MEC, OAB para calar nossas autoridades, usurpando papel do omisso Congresso Nacional, isentou do seu exame caça níquei$$ os bacharéis em direitos oriundos da Magistratura do Ministério Público e os bacharéis em direitos oriundos de Portugal. E com essas tenebrosas transações, aberrações e discriminações essa excrescência é Constitucional? Onde fica o princípio da Igualdade insculpido em nossa Constituição? A Declaração Universal dos Direitos Humanos repudia qualquer tipo de discriminação por ferir de morte os direitos humanos .
Art. 5º - XIII – CF "É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão. Art. 29 § 1º do Código de Ética OAB: Títulos ou qualific. profissionais são os relativos à profissão de ADVOGADO conferidos por universid. ou instituições de ensino superior, reconhecidas..

Diploma de advogado, já. Chega de exploração dos bacharéis

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Por Vasco Vasconcelos escritor jurista e abolicionista contemporâneo. Isso é Brasil p/ser advogado, OAB usurpa vergonhosamente papel do Estado MEC p/ impor sua máquina de triturar sonhos e diplomas gerando fome desemprego depressão síndrome do pânico doenças psicossociais e outras comorbidades diagnósticas uma chaga social que envergonha o país dos desempregados e dos aproveitadores que lucram com o trabalho análogo à de escravos a escravidão moderna da OAB. Agora para ocupar vagas nos Tribunais Superiores, OAB utiliza de LISTAS APADRINHADOS?
Então o cidadão é lesado na correção das provas bate na porta da justiça e recebe um tapa na cara?
No último exame caça-níqueis OAB/ FGV foram flagradas PLAGIANDO vergonhosamente questões de outra Banca examinadora para FERRAR ainda mais seus CATIVOS e aumentar o lucro da OAB. Criam-se dificuldades para colher facilidade$. Depois desse vergonhoso plágio essa EXCRESCÊNCIA perdeu de vez a credibilidade e tem que ser sepultada URGENTE. Até porque avaliação do ensino é papel do Estado MEC e não de sindicatos. Leia-se 209 da CF.
É LIVRE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE QUALQUER TRABALHO. ART. 5-XIII CF. "O Brasil último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdades de descaso." Darcy Ribeiro
Mas quem lucra com a escravidão moderna da OAB não tem nenhum interesse em abolir esse câncer. Até agora OAB já abocanhou extorquindo com altas taxas de inscrições e reprovações em massa mais de UM BILHÃO DE REAIS sem nenhuma transparência sem nenhum retorno social sem prestar contas ao Egrégio TCU. É ainda dizem que isso é sui-generis? Quem firma em Medicina é médico (Lei n.13.270/16 determinou as univ. DIPLOMA DE MEDICO....

O negócio da oab é encher os bolsos

VASCO VASCONCELOS -ANALISTA,ESCRITOR E JURISTA (Administrador)

Criam-se dificuldades para colher facilidade$$. O NEGÓCIO DA OAB É ENCHER OS BOLSOS O MAIS QUE POSSA ATÉ AGORA USURPANDO PAPEL DO OMISSO ESTADO MEC A QUEM COMPETE AVALIAR O ENSINO (ART.209 CF) JA ABACONHOU QUASE R$ 3.0 BILHÕES DE REAIS SEM NENHUMA TRANSPARÊNCIA SEM NENHUM RETORNO SOCIAL E SEM PRESTAR CONTAS AO EGRÉGIO TCU. Isso é SUI GENERIS?
Jair Messias Bolsonaro
O nosso Presidente da República Jair Bolsonaro prometeu dar um basta na exploração dos bacharéis em direito, o trabalho análogo a de escravos a escravidão moderna da OAB ou seja o fim da EXCRESCÊNCIA do pernicioso, fraudulento, concupiscente, famigerado caça-níqueis exame da OAB uma chaga social que envergonha o país dos desempregados.
Como esses cativos da OAB devidamente qualificados pelo omisso MEC vão poder pagar empréstimos do Fies se não tem direito ao primado do trabalho, pelos mercenários da OAB que só tem olhos para os bolsos dos seus cativos?
Força grande estadista e homem público Presidente Jair Bolsonaro o Brasil honesto o ama.
O Brasil aguarda o fim da exploração dos bacharéis em direito o trabalho análogo a de escravos a escravidão moderna da OAB o fim do fraudulento concupiscente, famigerado, caça-níqueis exame da OAB uma chaga social que envergonha o país dos desempregados e dos aproveitadores que lucram com a escravidão moderna da OAB.
Jair Messias Bolsonaro Messias Bolsonaro
Ainda sonho o nosso grande estadista e homem público, Presidente Jair Bolsonaro,
em respeito ao direito do primado do trabalho, ao livre exercício profissional de qualquer trabalho, e a dignidade da pessoa humana,
dar um basta na exploração dos bacharéis em direito, acabando urgente c/ o trabalho análogo a de escravos a escravidão moderna da OAB onde cerca de 400 mil cativo

Faça um melhor uso do seu tempo!

Daniel Sant'Anna Lisbôa (Estudante de Direito - Família)

Não é possível que você tenha tempo para escrever esse apanhado de aleatoriedades e não tenha tempo para estudar para o exame. O exame da OAB é o único instrumento que ainda busca impedir a implosão do mercado jurídico. Não é um exame injusto ou particularmente difícil, mas a precariedade do ensino jurídico respaudada pelo MEC ainda fará com o que o título de advogado perca de vez o seu valor. Você prefere estudar mais um tempo para garantir que é de fato capaz de exercer a profissão ou enfrentar um mercado AINDA MAIS saturado que o atual? Se você não consegue focar e se dedicar para aprender o mínimo que precisa para a profissão que almeja, de nada ainda ter se formado. Gaste menos tempo culpando os outros pelas suas derrotas e corra atrás da sua carreira. Isso o Biroliro não pode fazer por você.

Comentar

Comentários encerrados em 18/01/2022.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.