Sob nova direção

Novo presidente do TJ-SP, Ricardo Anafe toma posse nesta sexta-feira (7/1)

Autor

7 de janeiro de 2022, 9h57

O desembargador Ricardo Anafe toma posse como novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta sexta-feira (7/1), primeiro dia útil de 2022 no Judiciário paulista após o recesso de fim de ano. Anafe vai conduzir o maior tribunal do país no biênio 2022-2023.

Divulgação
DivulgaçãoNovo presidente do TJ-SP, Ricardo Mair Anafe toma posse nesta sexta-feira (7/1)

Ele deixou uma mensagem a magistrados, servidores e cidadãos no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta. Junto com a mensagem, Anafe também divulgou a nova equipe de juízes assessores da presidência. 

"2022 chegou e com ele novas e melhores perspectivas de um mundo mais envolvido com causas e questões justas e humanitárias", escreveu o novo presidente, oferecendo sua "experiência e energia" de 36 anos na magistratura e "prometendo integral dedicação aos interesses do Tribunal de Justiça, sempre de portas abertas a todos".

Anafe também falou da crise derivada da epidemia da Covid-19 que, nos últimos dois anos, exigiu o "repensar profundo das regras e práticas tradicionais", com o objetivo de conciliar a continuidade eficiente da prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais com a preservação da saúde de todos os envolvidos.

"Magistrados, servidores e integrantes do sistema de Justiça, frente à situação contingencial, trabalharam com comprometimento para que os mecanismos remotos de controle e de auxílio à Justiça chegassem ao cidadão em tempo adequado. Esse novo cenário nos permitiu angariar visão mais aprofundada da estrutura e dos desafios enfrentados e dos que ainda teremos que enfrentar", afirmou.

Anafe projetou um ano de muito trabalho e busca por eficiência, e disse que momentos de crise, como o presente, são os "mais afortunados" para promover inovações, "até porque a complexidade deve ser enfrentada e não contemplada": "Vamos, juntos, conferir suporte à realização de melhorias funcionais e estruturais necessárias para as atividades de nossa Corte. Faremos o melhor para o Tribunal de Justiça de São Paulo".

Também tomam posse nesta sexta os desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (vice-presidente), Fernando Antônio Torres Garcia (corregedor-geral de Justiça), Artur César Beretta da Silveira (presidente da Seção de Direito Privado), Francisco José Galvão Bruno (presidente da Seção de Direito Criminal) e Wanderley José Federighi (presidente da Seção de Direito Público). Os novos dirigentes da Escola Paulista da Magistratura também participam do ato. 

Veja a relação completa de juízes assessores da presidência:

Gabinete Civil Executivo
Fausto José Martins Seabra
Ricardo Dal Pizzol 

Gabinete Civil Jurisdicional
José Marcelo Tossi Silva
Maria Cristina de Almeida Bacarim

Tecnologia da Informação
Ana Rita de Figueiredo Nery
Felipe Esmanhoto Mateo

Planejamento, Gestão e Contratos
Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto
Marcia Helena Bosh
Paula Micheletto Cometti

Recursos Humanos
Alexandre Andretta dos Santos
César Augusto Fernandes

Assuntos de Segurança Pública
Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto

Designação de magistrados
Laura Mota Lima de Oliveira Baccin
Mônica Gonzaga Arnoni 

Leia a mensagem do presidente Ricardo Anafe: 

"2022 chegou e com ele novas e melhores perspectivas de um mundo mais envolvido com causas e questões justas e humanitárias.

A crise derivada da pandemia da Covid-19 que, infelizmente, marcou os dois últimos anos, exigiu de todos o repensar profundo das regras e práticas tradicionais, com o objetivo de conciliar a continuidade eficiente da prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais com a preservação da saúde de todos os envolvidos.

Magistrados, servidores e integrantes do sistema de Justiça, frente à situação contingencial, trabalharam com comprometimento para que os mecanismos remotos de controle e de auxílio à Justiça chegassem ao cidadão em tempo adequado. Esse novo cenário nos permitiu angariar visão mais aprofundada da estrutura e dos desafios enfrentados e dos que ainda teremos que enfrentar.

Os meus 36 anos de dedicação exclusiva ao Poder Judiciário retratam o amor que sinto pela Magistratura e pela Justiça. Compromisso, fé, esperança de um ano com muito trabalho e a busca de muita eficiência me acompanharão em todas as atividades à frente da Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Minha crença na solidez do Judiciário Bandeirante e na retidão de seus integrantes e o meu compromisso em perpetuar sua grandeza histórica me trazem a firme convicção de que momentos de crise, como o presente, são os mais afortunados para promover inovações, até porque a complexidade deve ser enfrentada e não contemplada.

Forte nessas premissas, ofereço minha experiência e energia, prometendo integral dedicação aos interesses do Tribunal de Justiça, sempre de portas abertas a todos.

Agradeço, de antemão, aos magistrados e servidores que respiram o Poder Judiciário, dedicam-se ao trabalho e à preservação da credibilidade de nossa instituição. Vamos, juntos, conferir suporte à realização de melhorias funcionais e estruturais necessárias para as atividades de nossa Corte.

Faremos o melhor para o Tribunal de Justiça de São Paulo.

2022 nos trará novas e melhores perspectivas em todos os aspectos de nossas vidas. Vivamos!

Ricardo Mair Anafe
Presidente"

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!