Frente ampla

Chapa única para Conselho Federal sinaliza unidade na advocacia

Autor

3 de janeiro de 2022, 16h47

Se em 2022 o cenário eleitoral promete uma eleição polarizada para presidente da República, a advocacia brasileira seguiu o caminho da unidade. No pleito para o Conselho Federal da OAB, a chapa "OAB de Portas Abertas" será a única na disputa que deve sagrar Alberto Simonetti como seu novo presidente.

Spacca
Alberto Simonetti, em caricatura do cartunista Spacca, encabeça chapa única para eleição da OAB Nacional

Natural do Amazonas, Simonetti conta com o apoio de 26 estados e será o primeiro advogado amazonense a presidir a OAB Nacional após 40 anos da presidência de Bernardo Cabral. A "frente ampla" que irá representar a advocacia brasileira pretende — como o nome sugere — prezar pelo pluralismo e vai apresentar algumas novidades.

Uma delas é que pela primeira vez duas mulheres irão ser diretoras da OAB Nacional. A secretária-geral será Sayuri Silva de Otoni. Já a advogada Milena da Gama Fernandes Canto será a corregedora-geral e a primeira potiguar na diretoria do Conselho Federal.

Com isso, a composição do Conselho Federal da OAB segue a tendência consolidada na eleição das seccionais — a primeira após a aprovação da paridade de gênero e das cotas raciais. A seccional paulista — a maior do país —, por exemplo, elegeu Patricia Vanzolini, a primeira mulher da história a comandar a OAB-SP. 

"A chapa se chama OAB de Portas Abertas e tem o apoio de 26 seccionais da OAB nos estados. Esse amplo apoio é resultado da importância que demos ao diálogo e à transparência na construção desse projeto. Queremos promover a união da advocacia. Será uma gestão feita por quem advoga e conhece as mazelas da profissão e será direcionada para a realidade, para o dia a dia das advogadas e dos advogados. A OAB precisa ser independente de ideologias e partidos e atuar com foco na profissão", afirmou Simonetti em nota.

A chapa única foi viabilizada com a desistência do atual vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana, que é opositor do atual mandatário Felipe Santa Cruz. Viana não conseguiu aglutinar apoios e deixou a disputa.

A eleição da Diretoria do Conselho Federal da OAB, para o Triênio 2022/2025, será feita no dia 31 de janeiro de 2022.

Veja a composição da chapa única da OAB Nacional:

– Presidente: Beto Simonetti,
– Vice-presidente: Rafael de Assis Horn
– Secretária-geral: Sayuri Silva de Otoni
– Secretária-adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto
– Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!