A era do disco

Cade autoriza compra da Som Livre pela Sony Music

Autor

23 de fevereiro de 2022, 14h17

Na sessão de julgamento desta quarta-feira (23/2), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da Som Livre, que atualmente pertence ao Grupo Globo, pela Sony Music. Pelo negócio, a empresa da família Marinho poderá receber integralmente a quantia negociada na operação, de US$ 255 milhões.

Reprodução
Disco infantil de bastante sucesso na década de 1970, pela Som Livre

A compradora, que faz parte da multinacional japonesa Sony, é uma empresa brasileira que atua no mercado musical, e conta com uma série de artistas nacionais e internacionais. A Som Livre, por sua vez, também atua nesse setor com gravação, edição e produção de eventos, além de operar, por meio da empresa Fluve, como uma plataforma de distribuição para artistas e selos independentes.

A operação envolve a aquisição integral de ativos e direitos relacionados às atividades de música gravada, edição musical e eventos musicais ao vivo que compõem os negócios da Som Livre.

Ao analisar o caso, o conselheiro relator Luiz Henrique Braido considerou que a operação revelou baixa concentração de mercado e baixas barreiras à entrada. Além disso, segundo ele, como a evolução tecnológica parece indicar, os custos de ingresso no segmento tendem a se reduzir cada vez mais.

Por essas razões, o Cade manteve a decisão da Superintendência-Geral do Cade pela aprovação do ato de concentração sem restrições.

Ato de Concentração 08700.002922/2021-17

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!