Consultor Jurídico

Justiça revoga prisão de acusados de tráfico que confessaram uso

19 de fevereiro de 2022, 12h33

Por Sérgio Rodas

imprimir

Pela falta de elementos que indiquem que dois homens que respondem por tráfico de drogas, em liberdade, causarão perigo à ordem pública ou obstruirão a instrução criminal ou a aplicação da lei penal, a 42ª Vara Criminal do Rio de Janeiro revogou a prisão preventiva deles.

Reprodução
Justiça entendeu que réus não representam risco à ordem pública ou às investigações
Reprodução

A Polícia Civil do Rio recebeu denúncia anônima de que um dos homens estava vendendo armas e drogas. A corporação enviou uma equipe para ficar de campana em frente a um imóvel no Méier, Zona Norte da cidade, para confirmar a informação.

Em certo momento, um deles deixou o local, pedindo um carro via aplicativo. Minutos depois, retornou em companhia de policiais. O outro réu informou ser usuário de drogas e confessou que tinha maconha em casa, apontando onde ela estava. Ele ressaltou que a erva era de sua propriedade e que não pertence a organização criminosa.

Como a polícia entendeu que a quantidade de drogas ultrapassou a quantia razoável para caracterização do porte para consumo próprio, prendeu os dois em flagrante por tráfico. A prisão foi convertida em preventiva.

A defesa dos acusados, comandada pelo escritório Francisco Cordeiro Advocacia, por meio dos advogados Francisco Cordeiro e Tabita Lorraine da Gama, pediu a revogação da prisão preventiva.

Em sua decisão, a juíza Alessandra de Araujo Bilac Moreira Pinto apontou que não há nenhum elemento nos autos que indique que os réus, em liberdade, causarão perigo à ordem pública, obstruirão a instrução criminal ou a aplicação da lei penal — requisitos para a decretação e manutenção de prisão preventiva, conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal.

Além disso, a julgadora destacou que os réus são primários e que o crime em apuração não foi cometido com grave ameaça ou violência.

Clique aqui para ler a decisão
Processo 0008390-82.2022.8.19.0001