Nova direção

Guilherme Calmon é eleito presidente do TRF-2 para o próximo biênio

Autor

5 de dezembro de 2022, 14h43

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES) elegeu a composição da sua gestão para o biênio 2023-2025. O desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama será o 18º presidente da corte, escolhido por seus pares em uma eleição com 30 votantes.

TRF-2
Desembargadores Leticia Mello, Guilherme Calmon (centro) e Aluisio Mendes
TRF-2

Também foram eleitos os desembargadores federais Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, para a vice-presidência, e Letícia de Santis Mendes de Faria Mello, para a corregedoria regional.

Em seu breve discurso, Calmon, que tomará posse no cargo em abril de 2023, agradeceu aos colegas de toga e, em especial, ao atual presidente Messod Azulay, destacando a "brilhante e diligente" administração do seu antecessor que, disse, soube conduzir os destinos do tribunal de forma participativa. Para Calmon, essa qualidade deve ser preservada, por assegurar a incorporação de contribuições valiosas para o crescimento institucional: "Conto e contarei sempre com a colaboração, os conselhos e a experiência daqueles que me precederam na presidência, bem como de todos os colegas, para o bem maior da Justiça Federal da 2ª Região”, declarou.

O presidente eleito também afirmou sua confiança na força da instituição para atender às crescentes exigências da jurisdição, lembrando a trajetória de conquistas e superação de desafios dos cinco primeiros Tribunais Regionais Federais:

"Um histórico de quase 34 anos é tempo suficiente para comprovar o acerto da Assembleia Constituinte em criar as cortes regionais, demonstrando sua capacidade de responder às demandas de uma sociedade em constante e acelerada transformação", disse Calmon.

Balanço do biênio
Logo após anunciar o resultado da eleição, o presidente Messod Azulay, que tomará posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça nesta terça-feira (6/12), fez um balanço do biênio no comando do tribunal.

"O TRF-2 me deu muito, e aqui cresci pessoal e profissionalmente. Sou muito grato por tudo e a todos. Estejam certos de que farei o que estiver ao meu alcance em prol do engrandecimento desta casa de justiça", afirmou o magistrado.

Messod Azulay concluiu elogiando a escolha do seu sucessor, que, disse, reúne cabedal de conhecimento e competência como gestor e articulador de parcerias institucionais fundamentais para o cumprimento e aperfeiçoamento das atividades jurisdicionais e administrativas da Justiça Federal da 2ª Região. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-2.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!