Coisas como são

No STF é fundamental litigar de maneira objetiva, ensina Nelson Jobim

Autor

27 de agosto de 2022, 11h41

Não existe nada que um ministro ou qualquer magistrado goste menos do que uma aula não solicitada sobre aspectos elementares do Direito. A lição simples e direta é do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim. Ele participou do 6º Colóquio sobre o Supremo Tribunal Federal, evento que integra a programação do 13º Encontro Anual da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), ao lado do advogado e professor Pierpaolo Bottini, colunista da ConJur,

AASP
Nelson Jobim e Pierpaolo Bottini participaram de evento promovido pela Aasp na cidade de Campos do Jordão
Aasp

O tema do painel era "Advocacia no STF" e Jobim destacou a importância da clareza das peças endereçadas aos ministros do Supremo e a necessidade de se ir direto ao ponto para capturar a atenção dos magistrados. "É preciso deixar bem claro do que se trata o caso e porque é importante. Um memorial de 80 páginas só serve para justificar para o cliente seus honorários, mas isso não funciona", ensinou. 

Jobim também lembrou do caso em que um professor de Direito foi sustentar no Supremo e levou seus alunos para assistir sua performance. "Dessa vez cometi uma gafe. O advogado começou: 'como todos conhecem, embora nem todos, o Habeas Corpus tem sua origem remota na Grécia'. Eu esqueci que o telefone estava ligado e disse para o Marco Aurélio: Marco, o advogado tá vindo de longe. Vai chegar cansado'", relembrou para deleite da plateia. 

Bottini, por sua vez, defendeu o diálogo para construção de propostas que tornem o trabalho dos advogados, dos ministros do Supremo e do Ministério Público mais racional. Ele também criticou as mudanças de jurisprudência do STF ocorridas em um curto espaço de tempo, como a da execução de pena após a condenação em segundo grau. "Todos conhecem minha posição sobre o tema, mas em um intervalo de cinco anos o posicionamento mudou três vezes. Isso coloca o advogado em uma situação muito delicada porque ele não tem previsibilidade", explica.

Bottini também destacou a imensa quantidade de trabalho dos ministros do Supremo e defendeu instrumentos como súmulas vinculantes e temas de repercussão geral como um caminho para que o STF se torne uma corte constitucional. "Também é preciso que o Supremo se volte a disciplinar os tribunais de Justiça para que cumpram o determinado pela corte. Muita parte dos HC que chegam ao STJ e ao STF são causados porque os tribunais dos estados não observam a jurisprudência das cortes superiores", explica.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!