Por pouco

Homenagem a Alexandre de Moraes no CSMP-SP é aprovada por apenas um voto

Autor

23 de agosto de 2022, 18h09

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, correu sério risco de passar por um constrangimento nesta terça-feira (23/8). Um voto de louvor proposto em sua homenagem no Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo foi aprovado por margem apertadíssima, apenas um voto, com placar de 6 a 5.

Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Alexandre de Moraes assumiu a presidência do TSE há uma semana
Nelson Jr./SCO/STF

A justificativa para a homenagem foi o discurso feito por Alexandre em sua posse no TSE, há uma semana. Houve, porém, resistência a ela no conselho. Os cinco conselheiros do CSMP-SP que votaram contra a honraria foram José Carlos Mascari Bonilha, Antônio Carlos da Ponte, Saad Mazloum, Marco Antônio Ferreira Lima e Pedro de Jesus Juliotti. Segundo eles, Alexandre não respeita o sistema acusatório e as prerrogativas do Ministério Público.

Além disso, o quinteto argumentou que o presidente do TSE não merecia a homenagem por ter diversas vezes ignorado pedidos de arquivamento apresentados pelo MP.

Alexandre de Moraes, desde que foi nomeado ministro do STF, enfrentou a imprensa, a Presidência da República, o empresariado bolsonarista e seu próprio órgão de origem — o Ministério Público. Sua postura corajosa interrompeu o processo de emparedamento do STF e sufocou a manobra lavajatista de desmoralização da Justiça. Não por acaso, tornou-se alvo dos esquemas que ele desarmou.

Veja a seguir a votação da homenagem ao ministro no CSMP-SP:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!