DANOS MORAIS

Síndica de prédio deve indenizar ex-empregado que sofreu gordofobia

Autor

14 de agosto de 2022, 10h23

A prática de gordofobia é uma extrapolação dos limites do poder diretivo do empregador. Com esse entendimento, a 10ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e litoral paulista) determinou, por maioria, que uma síndica deve pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um ex-empregado.

Digo Moreira/Governo de SP
Digo Moreira/Governo de SPSíndica deve pagar R$ 5 mil por dizer que o ex-funcionário e familiares comiam demais

Segundo os autos, ao procurar a síndica para informar que sua mulher pretendia realizar uma cirurgia de redução de estômago, o homem ouviu que ela era gorda porque comia demais e que sua família, incluindo ele, também comia muito.

A síndica também afirmou que, se ele quisesse acompanhar a mulher durante o procedimento, deveria saber das consequências, pois o tratamento era custeado pelo plano de saúde da empresa. 

A relatora do caso, desembargadora Regina Celi Vieira Ferro, considerou que as falas da síndica continham um "tom de ameaça velada", uma "evidente tentativa de influenciar para que a esposa do reclamante desistisse de realizar determinado procedimento médico (cirurgia bariátrica)".

A magistrada também destacou que a síndica, ao dizer "se não comesse demais ela não engordaria… não vem com essa história de genética… ela tá gorda porque ela come", ofendeu a honra e a dignidade do ex-empregado e de seus familiares. 

Dessa forma, a desembargadora entendeu que o comportamento da ré foi uma "evidente extrapolação dos limites do poder diretivo do empregador". 

Clique aqui para ler a decisão
1001148-53.2021.5.02.0053

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!