Observatório processual

Entidades lançam plataforma de acesso a dados estatísticos do Judiciário

Autor

7 de agosto de 2022, 9h23

A Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp) se uniram para lançar o Observatório Digital dos Litígios Judiciais no Brasil, ferramenta desenvolvida para ajudar no levantamento de dados estatísticos da movimentação judiciária no Brasil.

123RF
Ferramenta permite levantar informações estatísticas das movimentações judiciais
123RF

A plataforma digital, que será lançada nesta segunda-feira (8/8), terá como foco os litígios, termo jurídico utilizado para indicar que há divergências entre as partes envolvidas em uma ação jurídica. A iniciativa tem apoio da Federação dos Institutos dos Advogados do Brasil.

Gratuito e online, o observatório poderá ser acessado por pesquisadores e profissionais de diversas áreas. Por meio dele, será possível levantar informações estatísticas das movimentações judiciais, tornando os dados mais transparentes e acessíveis para a sociedade em geral, que poderá, assim, identificar gargalos na administração do sistema de Justiça.

Na ferramenta, a ser atualizada mensalmente, estarão compiladas informações dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais do Trabalho, dos Tribunais Regionais Federais e da jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, incluindo dados sobre movimentação processual, índice de atendimento à demanda e taxa de congestionamento judiciária.

Segundo os responsáveis pelo observatório, será possível analisar tanto dados nacionais quanto regionais. "O município de Congonhas (MG), por exemplo, alcançou 173% na taxa de atendimento à demanda, enquanto Belo Horizonte/MG chegou a 150% entre os anos de 2020 e 2021. Quanto maior esse número, mais casos foram atendidos", dizem as entidades.

O observatório oferecerá a possibilidade de correlacionar os dados com índices socioeconômicos (como Índice de Desenvolvimento Humano, renda per capita e taxa de analfabetismo), além de um acesso rápido e transparente aos dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio do seu Módulo de Produtividade Mensal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!