Metamemo e ABI

Concurso dará microbolsas a trabalhos com dados de redes sociais dos Bolsonaro

Autor

7 de agosto de 2022, 18h01

A plataforma Metamemo e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) lançaram um concurso de microbolsas para jornalistas e pesquisadores com trabalhos informacionais que utilizam o banco de dados BolsoData.

Marcos Corrêa/PR
BolsoData reúne mais de 70 mil posts do presidente e seus filhos que estão na políticaMarcos Corrêa/PR

Dez propostas que explorem a plataforma de forma diversificada serão selecionadas para o recebimento de um fomento financeiro de R$ 3 mil. As inscrições ficam abertas a partir deste domingo (7/8) até o dia 15 de agosto e podem ser feitas aqui.

Organizado pela Metamemo, o BolsoData reúne quase 74 mil postagens da família Bolsonaro desde 2008. Todas elas podem ser pesquisadas, com filtros por palavras-chave, e não podem ser apagadas pelos autores ou pelos provedores.

O banco de dados mostra, por exemplo, que os membros da família Bolsonaro atualmente ativos na política já mencionaram o Supremo Tribunal Federal em 533 posts nas suas redes sociais desde novembro de 2018, após Jair Bolsonaro ser eleito presidente.

Dessas publicações, 250 ocorreram nos perfis do Facebook de Jair, Flávio (senador), Eduardo (deputado federal) e Carlos (vereador do Rio de Janeiro).

Já o ministro Alexandre de Moraes foi citado em 60 publicações desde o início do último ano. Ele passou a ser um dos principais alvos de ataques dos Bolsonaro após a prisão do deputado federal aliado Daniel Silveira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!