Superando as crises

Na volta do STJ, presidente reafirma união dos Poderes da República

Autor

1 de agosto de 2022, 14h53

Para o Superior Tribunal de Justiça, a retomada do Judiciário após o mês de recesso é uma oportunidade para reafirmar a importância da união entre os três Poderes da República, na defesa do Estado Democrático de Direito.

Lucas Pricken
Ministro Humberto Martins preside sessão híbrida da Corte Especial do STJ
Lucas Pricken

Presidente da corte até 25 de agosto, o ministro Humberto Martins destacou a mensagem aos pares, na sessão da Corte Especial na tarde desta segunda-feira (1º/8). Ele destacou a necessidade de autonomia e independência dos Poderes, mas sem perder a harmonia.

"Renovamos e reafirmamos a importância da união dos Poderes da República, para progresso do Brasil e avanço da democracia e cidadania, e em especial em favor do cidadão e cidadã no tocante à atividade jurisdicional na boa administração da Justiça", afirmou.

Segundo o presidente do STJ, o objetivo é gerar confiança, previsibilidade e segurança jurídica. O semestre será de feitos importantes e mudanças no Judiciário. Em meio às crises democráticas e a eleição presidencial, o STJ ainda terá a implantação dos critérios de relevância para julgar recursos.

"[É o momento de] união de todos pelo fortalecimento do Estado Democrático de Direito, em que se anseia pela retomada em razão da segurança jurídica, razão da estabilidade e da segurança das decisões, principalmente deste tribunal. Segurança jurídica que restabelece a retomada do crescimento econômico, do emprego e do desenvolvimento em favor da nossa população, em favor dos mais humildes", pontuou o presidente.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!