Fogo cruzado

Forças Armadas são orientadas a atacar processo eleitoral, afirma Barroso

Autor

24 de abril de 2022, 14h41

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que as Forças Armadas estão sendo orientadas a "atacar" e "desacreditar" o processo eleitoral brasileiro.

Roberto Jayme/ Ascom/TSE
Roberto Jayme/ Ascom/TSEO ministro Luís Roberto Barroso elogiou o comportamento recente das Forças Armadas

Barroso, no entanto, não disse de onde estão vindo essas orientações para tumultuar o processo eleitoral brasileiro — embora seja difícil não pensar no presidente Jair Bolsonaro, que não se cansa de atacar esse sistema. E o ministro fez questão de ressaltar que as Forças Armadas não estão seguindo os tais comandos.

"Se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim e que teve um comportamento exemplar, foram as Forças Armadas", afirmou ele.

Barroso voltou a dizer que os ataques ao processo eleitoral, especialmente os questionamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas, são "totalmente infundados e fraudulentos". "Desde 1996 não tem um episódio de fraude no Brasil. E agora se vai usar as Forças Armadas para atacar? Gentilmente convidadas a participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo?".

Na visão do ministro, há atualmente no Brasil repetidos movimentos para jogar as Forças Armadas no "varejo da política". "Tenho uma expectativa de que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las na fogueira das paixões políticas. Até agora, o profissionalismo e respeito à Constituição têm ocorrido".

As declarações do ministro foram dadas neste domingo (24/4), durante sua participação, por meio de videoconferência, no Brazil Summit Europe 2022, seminário promovido pela Universidade Hertie School, de Berlim, na Alemanha. Barroso falou sobre "Democracia, Desinformação e Instituições", discutindo as ameaças enfrentadas pelos regimes democráticos em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Ao fim de sua fala, em que criticou a ditadura militar, ele foi aplaudido de pé.

Clique aqui para assistir à participação do ministro Barroso no evento ou veja abaixo:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!