Discriminação

MP denuncia Adrilles Jorge por suposto gesto nazista em programa da Jovem Pan

Autor

1 de abril de 2022, 12h18

O Ministério Público de São Paulo denunciou o comentarista Adrilles Jorge por um suposto gesto nazista feito durante um programa da Jovem Pan em fevereiro deste ano. A denúncia foi oferecida pelo Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi).

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTubeMP denuncia Adrilles Jorge por suposto gesto nazista em programa da Jovem Pan

Na Jovem Pan, Adrilles condenou as críticas ao apresentador de podcast Monark, que havia defendido a existência de um partido nazista. No encerramento do programa, Adrilles teria feito uma saudação nazista, ato que foi muito criticado nas redes sociais e levou ao oferecimento da denúncia.

O comentarista negou ter feito um gesto nazista, mas, para o Ministério Público, ele praticou, induziu e incitou a discriminação e o preconceito de raça, sob a forma de saudação nazista. A denúncia também detalha outras falas de Adrilles durante o programa, como ter dito que o "comunismo é pior que o nazismo e também deveria ser proibido".

"Não se trata de analisar o mérito dos argumentos, mostrando-se irrelevante qualquer discussão ideológica no âmbito do direito penal, sendo certo que o contexto guarda relevância tão somente para evidenciar que o gesto é uma saudação nazista, a qual encontra subsunção penal em razão do conteúdo inerente, cujo significado era de pleno conhecimento do ora denunciado ao tempo da conduta", diz a denúncia.

O MP alegou ter analisado todos os 60 programas anteriores com a participação de Adrilles. Em 54 deles, o comentarista não se despediu do público e permaneceu debatendo com colegas ou olhando para as câmeras. Em três ocasiões, se despediu abaixando a cabeça. Em outros dois programas, ele disse "tchau" e fez um aceno de despedida. 

Para o Ministério Público, tais dados permitiriam concluir que o gesto feito por Adrilles em 8 de fevereiro de 2022 "não se tratou, em absoluto, da maneira usual de despedida do denunciado no programa de televisão". O MP também citou parecer técnico de uma antropóloga, que teria reconhecido a saudação nazista no gesto de Adrilles.

Clique aqui para ler a denúncia

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!