Direito do Futuro

Inovação jurídica e transformação digital são temas de coletânea de artigos

Autor

1 de abril de 2022, 11h30

Os diferentes aspectos da inovação jurídica e as novas perspectivas regulatórias são os principais temas de "Legal Innovation: o Direito do Futuro e o Futuro do Direito", coletânea lançada pela Editora Revista dos Tribunais.

Divulgação
Coletânea traz artigos de especialistas em transformação digital no Direito
Divulgação

Reunindo artigos de mais de 30 especialistas em transformação digital no Direito, o livro apresenta um olhar estratégico para os desafios da transformação dos serviços jurídicos, incluindo sua organização e as demandas por eficiência.

Entre os assuntos tratados na obra estão a disrupção do mercado jurídico a partir de uma abordagem cultural, legal design, plain language, jurimetria, uso de inteligência artificial, legal operations e online dispute resolution (ODR), todos analisados sob uma nova ótica.

O livro tem organização dos advogados Rony Vainzof, referência na área do Direito Digital e da proteção de dados; Danielle Serafino, pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas; e Aline Steinwascher, especialista em Direito Societário pelo Insper, em compliance pela FGV e negotiation master por Harvard. O prefácio é de Renato Opice Blum, sócio-fundador do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados.

"Olhar para o futuro do Direito é pensar em como entregamos Direito nessa nova era. Olhar para o Direito do futuro é pensar em quais questões precisaremos ajudar a disciplinar para garantir o equilíbrio de direitos e deveres em um mundo hiper tecnológico", diz o texto de apresentação.

A versão impressa de "Legal Innovation" custa R$ 238, enquanto o e-book sai por R$ 166 na loja virtual da editora.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!