Fim de ciclo

Vice e corregedor formalizam candidatura à presidência do TJ-SP

Autor

30 de setembro de 2021, 12h16

O vice-presidente, desembargador Luís Soares de Mello, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Anafe, formalizaram as candidaturas à presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Corregedor Ricardo Anafe e vice-presidente Luís Soares de Mello estão inscritos para concorrer à presidência do TJ-SP
ConJur/TJ-SP

As inscrições foram abertas nesta semana e a eleição está marcada para o dia 10 de novembro. O prazo limite para os interessados registrarem a candidatura vai até 7 de outubro e, por enquanto, os dois são os únicos candidatos à presidência da Corte.

Luís Soares de Mello tem mais de 40 anos de carreira. Ele ingressou na magistratura em 1979 e assumiu o cargo de desembargador do TJ-SP em 2005, com cadeira na 4ª Câmara de Direito Criminal. Atuou como membro eleito do Órgão Especial no biênio 2012-2014.

Já Ricardo Anafe se tornou juiz em 1985 e atuou como substituto em segundo grau de 2003 e 2008, quando foi promovido ao cargo de desembargador. Ele também presidiu a Seção de Direito Público no biênio 2014-2015 e foi eleito para o Órgão Especial em 2016.

Demais cargos de direção
Até o momento, há três desembargadores inscritos para o cargo de vice-presidente do tribunal: Guilherme Gonçalves Strenger, atual presidente da Seção de Direito Criminal; Walter da Silva, da 14ª Câmara Direito Criminal; e Álvaro Passos, da 2ª Câmara Direito Privado.

Para a Corregedoria-Geral de Justiça, já há quatro candidatos. Um deles é Mário Devienne Ferraz, que concorreu ao cargo em 2019 e integra a 1ª Câmara Direito Criminal. Também estão na disputa Dimas Rubens Fonseca, que preside a Seção de Direito Privado, Fernando Torres Garcia, da 14ª Câmara Direito Criminal e ex-presidente da Seção, e Carlos Eduardo Padin, da 13ª Câmara Direito Privado.

O cargo de presidente da Seção de Direito Criminal já conta com dois inscritos: Francisco Bruno, da 10ª Câmara, e Alex Zilenovski, da 2ª Câmara. Para a presidência da Seção de Direito Público, há, por ora, somente a candidatura de Ricardo Cintra Torres de Carvalho, da 10ª Câmara.

Já na Seção de Direito Privado, se inscreveram para concorrer à presidência Artur César Beretta da Silveira, da 3ª Câmara, e Antonio Carlos Mathias Coltro, da 5ª Câmara. Porém, conforme apurado pela ConJur, as disputas para presidente das Seções de Direito Público e Privado devem ter mais uma candidatura cada. 

Por fim, há uma chapa já inscrita para direção da Escola Paulista de Magistratura, encabeçada pelo desembargador José Maria Câmara Júnior, com Gilson Delgado Miranda como candidato a vice; e composta ainda por Ademir de Carvalho Benedito, Alcides Leopoldo e Silva Júnior, Mônica de Almeida Magalhães Serrano, Vicente de Abreu Amadei, Roberto Caruso Costabile e Solimene, Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti e Camila de Jesus Mello Gonçalves.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!