Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Autor

30 de setembro de 2021, 8h37

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Reprodução
Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

Até 1º de outubro
9h30 —  8º Seminário Internacional Direito, Tecnologia & Inovação —  Evento é promovido pela PUCRS, Grupo de Estudos em Direitos Fundamentais e Grupo de Estudos em Proteção de Dados do PPGD da PUC-RS, IDP — Centro de Estudos Europeus e Alemães, CDEA, PPGD da UFRGS, PPGD CESMAC, Rede Direito Civil Contemporâneo — Universidade de Granada e Cátedra Jean Monnet. A programação reúne especialistas brasileiros e de universidades da Alemanha, Canadá e Portugal. Clique aqui para ver a programação completa e se inscrever.

28/9 a 5/10
19h — 25 anos da Lei de Arbitragem —  Eliana Baraldi e Olavo Alves Ferreira coordenam uma série de eventos que reúnem destacados e atuantes nomes da arbitragem em uma série especial de quatro eventos que aborda os sucessos da lei e os pontos de debate. Clique aqui para acompanhar. 

29/9 a 30/9
8h — Congresso internacional de proteção de dados — A CEO da Dados Legais, Luiza Leite, irá participar do Congresso Internacional de Proteção de Dados, organizado pela Juristas Academy e a Digital Law Academy. O Congresso acontece das 8h às 19h, com direito a certificado de participação com carga horária de 20 horas para aqueles que adquirirem a inscrição que dá direito ao certificado, no valor de R$ 99, ou gratuito para aqueles que optarem por assistir sem o certificado. Clique aqui para se inscrever. 

9h — LGPD Penal: Proteção de Dados e seus Impactos na Investigação Criminal — Evento promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública terá palestras, conduzidas por especialistas, procuradores da república, delegados federais e advogados, vão abordar matérias sobre evolução tecnológica e técnicas de investigação criminal, discussão da proteção de dados para fins penais e os desafios de uma nova estrutura da investigação. O evento também será aberto a perguntas para ampliar e qualificar o debate entre os participantes, com o objetivo de fortalecer propostas e ações de combate à corrupção de lavagem de dinheiro no país. Clique aqui para acompanhar. 

30/9 e 1/10
17h30 — O Ministério Público de uma nova era — reflexões e projeções — A solenidade de abertura terá as presenças dos presidentes do CNMP, procurador-geral da República Augusto Aras, do CNPG, procuradora-geral de Justiça do Amapá Ivana Lúcia Franco Cei, da Conamp, Manoel Murrieta e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles.
A programação completa pode ser acessada aqui. O evento também terá a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que fará a conferência de encerramento. O governador Eduardo Leite também estará presente no evento. Clique aqui para acompanhar. 

30/9
9h — Reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório — Fernando Colucci, sócio da área tributária do Machado Meyer Advogados, é um dos convidados do Conexão Capital, espaço de encontros online e ao vivo produzido pela revista Capital Aberto, para abordar sobre os impactos da reforma tributária para o planejamento patrimonial e sucessório. Clique aqui para se inscrever.

10h — Biodiversidade e infraestruturas críticas — Em seminário online promovido pelo IREE Soberania e Clima, especialistas em Defesa e Meio Ambiente discutem a relação entre a biodiversidade e o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do país. Participam do debate o coronel do Exército André Luciano Bittencourt Barbosa, diretor do Depto. de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a professora Mercedes Bustamante, da UnB e membro da Academia Brasileira de Ciências; o ex-ministro da Defesa e presidente do ISC, Raul Jungmann; e o general Sérgio Etchegoyen, presidente do Conselho do ISC e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Clique aqui para assistir.

10h — Prova e Processo no Século 21 — Evento promovido pelo IDP terá palestra do professor da Universidade de Coimbra, Rui Cunha Martins. Após a palestra também participam de debate Ademar Borges (professor do programa de mestrado e doutorado do IDP) e o advogado Eduardo Sanz. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Criminologia na Casa de Montezuma — O professor do curso de especialização em Direito Penal e Criminologia do Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), Juarez Cirino dos Santos será um dos palestrantes do webinar do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Também farão palestras a presidente da recém-criada Comissão de Criminologia do IAB, Marcia Dinis, e a pós-doutora em Criminologia e Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA) Vera Pereira de AndradeClique aqui para acompanhar. 

19h — Revista do Advogado  A Aasp promove webinar gratuito de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado, que abordará questões de Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do jurista Zeno Veloso. A diretora da revista e vice-presidente da Aasp, Fátima Cristina Bonassa, e os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, recebem os articulistas e advogados Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, o desembargador, Jones Figueirêdo Alves e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Evolução do sistema financeiro nacional e suas oportunidades — A palestra gratuita será ministrada por Cíntia Falcão, consultora jurídica da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Clique aqui para se inscrever

19h — Análise e contestação administrativa do FAP — Para debater a importância deste recurso, a BMS Projetos & Consultoria reunirá dois especialistas no assunto: Salmen Ghazale, advogado e presidente da Abradem (Associação Brasileira de Incentivo e Defesa da Livre Iniciativa), e Alfredo Rodriguez, sócio e diretor-técnico da BMS. Clique aqui para se inscrever. 

1º/10
9h30 — O uso do seguro garantia com cláusula de retomada na nova Lei de Licitações — Entre autoridades e especialistas convidados para o seminário, participam da abertura o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador acadêmico da FGV Conhecimento, Antonio Saldanha Palheiro, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e coordenador acadêmico do ciclo de webinars, Benjamin Zymler. Clique aqui para se inscrever. 

12h —  Conferência Latino-americana sobre proteção de dados e inteligência artificial — O Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas promove evento focado nos principais desafios e oportunidades da implementação da IA na região, no que diz respeito à proteção de dados. Clique aqui para se inscrever. 

20h — Futuro das relações de trabalho e mudanças na legislação  — O ministro Alexandre Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho participa de encontro promovido pela Universidade Veiga de Almeida que abordará as principais mudanças nas relações de trabalho desde a reforma trabalhista de 2017, incluindo as medidas provisórias criadas durante a pandemia que flexibilizaram vínculos empregatícios. Clique aqui para acompanhar. 

4/10
18h30 — O Marco Temporal e a Questão das Terras Indígenas — A abertura da reunião será feita pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia e pelo juiz André Nicolitt.  O encontro terá a participação especial do juiz do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) Erick Cavalcanti Linhares Lima e da promotora de Justiça Lívia Sant’anna VazOs palestrantes serão: o procurador da República Júlio José Araújo Júnior; o professor Daniel Sarmento; o professor Jorge da Silva Gomes;  Ana Patté e Juscelino Tabajara. Clique aqui para se inscrever.  

7/10 e 8/10
9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O TRT-15 promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.

13/10
18h  — Os desafios para a defesa da concorrência no Brasil — Promovido Centro Mackenzie de Liberdade Econômica e a Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o evento contará com a presença do presidente do Cade, Alexandre Cordeiro. A mediação da conversa será feita pelo professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina "Competition Policy for Economic and Human Development", do programa de pós-graduação de Direito Político e Econômico da faculdade. Clique aqui para se inscrever.

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!