Justiça tardia

Idoso preso injustamente morre ao deixar penitenciária depois de 32 dias

Autor

26 de setembro de 2021, 14h03

Um idoso de 63 anos, preso indevidamente, morreu na última sexta-feira (24/9), em Maceió, no momento em que deixava a penitenciária para embarcar em carro de transporte por aplicativo. Cícero Maurício da Silva morreu em frente ao Presídio de Segurança Máxima da capital alagoana. Ele havia passado 32 dias detido e tinha sido libertado após a Justiça ter reconhecido como indevida sua detenção.

Reprodução
Reprodução

Durante o período em que ficou preso, Silva não teve contato com a família ou advogados. De acordo com o jornal O Globo, havia um impedimento a visitas por causa de uma greve dos policiais penais de Alagoas. A família do idoso disse que ele passou mal devido à ansiedade para deixar a penitenciária.

A detenção de Silva ocorreu em 23 de agosto. Ele foi tentar tirar um novo documento de identidade e a polícia anunciou que havia uma ordem de prisão contra ele por um processo de estelionato que começou a tramitar em 2010. A acusação era que ele teria vendido um mesmo terreno para mais de uma pessoa.

Em Habeas Corpus, o advogado Gilmar Francisco Soares Júnior alegou inocência de Silva. Seu argumento era que o cliente desconhecia a acusação, era analfabeto, não usava qualquer tipo de tecnologia e, por isso, não saberia pesquisar nos sites da justiça para saber que era processado.

Júnior também argumentou que a prisão era um constrangimento ilegal, pois, caso houvesse condenação, ela seria em regime aberto, devido aos bons antecedentes. E caso Silva pegasse pena máxima, ficaria no regime semiaberto, de acordo com o jornal.

"Infelizmente o Brasil é um país que prende muito e prende mal. Temos um sistema carcerário falido, que deveria ser como um hospital, mas, na verdade, é como um cemitério. Trataram-no como uma coisa, um número. Ele não sabia o porquê de estar preso e nem eu, como advogado, tampouco a família, conseguimos ter acesso a ele para explicarmos que houve uma confusão. Ele tinha diversos problemas de saúde e era um sexagenário. Todos foram avisados sobre isso, mas, infelizmente, não nos ouviram", reclamou o advogado.

Dois Habeas Corpus foram negados ao acusado, um pelo TJ de Alagoas e outro pelo Superior Tribunal de Justiça, mas, na última quarta-feira (22/9), o juiz Thiago Augusto Lopes de Morais reconheceu a prescrição do crime e expediu alvará de soltura.

"A continuidade de processos desta natureza, caso seja levado até a fase decisória, seria pura perda de tempo, pois, mesmo que o réu seja condenado, a pena infligida seria letra morta, uma vez que o sentenciado já estaria protegido pelo manto da prescrição da pretensão punitiva do Estado, que não atingiu seu mister em tempo hábil", disse o juiz na decisão.

O advogado Soares Júnior reclamou que o alvará de soltura, expedido na última quinta-feira (23/9), saiu tardiamente. O TJ de Alagoas foi procurado pelo O Globo, mas não se manifestou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!