Direito Coletivo

Com presença de ministros, juízes do Trabalho lançam obra coletiva neste sábado

Autor

25 de setembro de 2021, 12h55

As juízas do trabalho Roberta Ferme Sivolella e Lorena Colnago e o professor Jorge Boucinhas lançam neste sábado (25/9) a obra coletiva Temas de direito coletivo e processual coletivo do Trabalho, uma coletânea com estudos que acompanharam a edição da Reforma Trabalhista e a evolução da doutrina e jurisprudência sobre a matéria até os dias atuais.

Divulgação
Divulgação

Iniciado a partir de estudos junto a pós-graduandos em Direito em Brasília, a obra foi ampliada para abarcar a contribuição de promotores, juízes, advogados e professores — nacionais e estrangeiros.

Abordando temas que vão desde a representatividade coletiva, passando pela bioética, dispensa em massa e a negociação coletiva, os estudos envolvem a jurisprudência do Supremo e do TST, em momento em que importantes precedentes sobre a matéria são julgados.

Em sessão do Supremo do dia 04/08/21, o ministro Luís Roberto Barroso, que fez a apresentação do livro, mencionou a obra, citando a importância do estudo sobre a autonomia coletiva e seus limites.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, atual corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ao prefaciar o livro, destacou a interpretação científica de um modelo capaz de legitimar o diálogo transparente entre os entes coletivos e a sociedade.

O lançamento virtual ocorreu neste sábado, por meio de transmissão na página da Editora Venturoli no Instagram (@editoraventuroli), e contou com a participação dos ministros citados. Na oportunidade, houve também o lançamento da obra coletiva sobre Controle de Convencionalidade, do juiz do Trabalho Platon Teixeira Neto, com a participação do professor Valério Manzzuli.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!