Consultor Jurídico

Jiu-jítsu é a nova arma para conter violência policial nos EUA

25 de setembro de 2021, 7h51

Por João Ozorio de Melo

imprimir

Em fevereiro de  2021, um projeto de lei elaborado para refrear a violência policial nos EUA passou na Câmara dos Deputados. Em setembro, o PL morreu no Senado. Outras propostas com o mesmo objetivo sequer decolaram. Mas, por iniciativa própria, os Departamentos de Polícia de várias cidades estão tomando uma medida que pretende reduzir a violência policial: treinar os policiais em jiu-jítsu brasileiro.

Reprodução
Policiais americanos treinam jíu-jitsu brasileiro em Weymouth (Massachusetts)Reprodução

Há várias explicações para o fato de os policiais usarem força excessiva ao tentar prender um suspeito — entre elas, o medo de serem feridos ou de morrerem, o estresse (ou a adrenalina) das situações em que se encontram nas ruas, preconceitos raciais, a existência de policiais que sentem impulsos para atirar (apelidados de "happy triggers") e um treinamento falho, que consiste mais em técnicas de tiro.

Mas o que os policiais precisam ao efetuar uma prisão é imobilizar um suspeito, além de saber se defender em caso de reação. Nisso, o jiu-jítsu brasileiro, conhecido popularmente como BJJ (Brazilian Jiu-jitsu), pode ajudar mais do que qualquer outra técnica, como avaliaram dirigentes de departamentos de polícia em um documentário da HBO, com o título de Real Sports with Bryant Gumbel: Force for Change.

No documentário, que começa com cenas fortes de violência policial, Rener Gracie, membro da família que inventou o jiu-jítsu brasileiro na década de 20, explica que o objetivo do treinamento de policiais é proporcionar a eles as ferramentas e a capacidade de prender um suspeito violento e agressivo, mas sem o uso de força excessiva.

Ele explica que o jiu-jítsu capacita o policial para fazer exatamente isso: neutralizar o agressor — e a ameaça que ele representa — com menor uso de força. Essa técnica habilita pessoas menores e mais fracas para enfrentar agressores maiores e mais fortes em um confronto físico.

Há uma intenção colateral dos departamentos de polícia ao colocar seus policiais para treinar o jiu-jítsu brasileiro: as imagens de violência policial, incluindo as de espancamento de suspeitos indefesos e de uso fatal de armas (por falta de uma alternativa melhor), são captadas por câmeras dos próprios policiais — ou são filmadas por transeuntes.

Isso tem deteriorado muito as relações da polícia com as comunidades sob sua proteção. Em protestos, os manifestantes têm pedido o corte das verbas destinadas à polícia e até mesmo a simples extinção da polícia. São medidas radicais que não irão acontecer, mas esse não é um cenário que a polícia quer para a instituição.

Com técnicas de submissão de suspeitos não agressivas e tiroteios reduzidos ao inevitável, o objetivo de um bom relacionamento com as comunidades e de recuperação do respeito pode ser atingido.

Jiu-jítsu para advogados
Em artigo para o Jornal da ABA (American Bar Association), o advogado Adam Banner escreve sobre o uso de jiu-jítsu brasileiro por policiais e também o recomenda a advogados. Ele garante, por experiência própria, que a prática de BJJ pode aliviar as tensões, a ansiedade e a extenuação do dia a dia.

Banner afirma que pratica jiu-jítsu porque não quer levar a raiva para casa ou descontá-la nos familiares, amigos, colegas de trabalho ou em pessoas que não têm nada a ver com isso. "É terrível você achar que está certo, porque os fatos dizem que você está certo, a lei diz que você está certo, mas o juiz diz que você está errado", ele escreveu.

Banner começou a praticar o BJJ há sete anos, convencido por um colega. Agora, ele tenta convencer outros advogados a fazer a mesma coisa, porque a classe lida com problemas de saúde mental, exaustão emocional, explosões de raiva e agressão, alcoolismo e suicídio, por causa do estresse natural do dia a dia da profissão.

É possível canalizar todas as emoções negativas e liberar as energias de uma maneira controlada, em um ambiente controlado. No jiu-jítsu, você passa cinco minutos tentando "quebrar" um adversário e, ao mesmo tempo, se defender das tentativas dele de "quebrar" você; depois ambos se levantam com um sorriso, apertam as mãos e se cumprimentam.