Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

23/9 e 24/9
14h — Governança, transparência e controles internos municipais — Durante o evento, será lançada a publicação digital "As boas práticas do Ministério Público para Fomento e Aprimoramento da Governança, dos Controles Internos e da Transparência dos Municípios", pelo conselheiro Silvio Amorim e pelo promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspoli. Clique aqui para se inscrever.

23/9
11h — Instrumentos de apoio à decisão judicial em temas da saúde — Organizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), em parceria com o Colégio Permanente de Diretores de Escolas de Magistratura (Copedem) e a revista eletrônica Consultor Jurídico, o encontro vai debater as possibilidades de redução dos conflitos nos tribunais com questões envolvendo a saúde suplementar. O evento conta com a participação do ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); da desembargadora Etelvina Felipe, corregedora-geral de Justiça do Tocantins; Nathalia Pompeu, superintendente jurídica da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e Arnaldo Hossepian, procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo. Clique aqui para acompanhar. 

11h — A jurisprudência da CVM diante de ilícitos no mercado de ações — Os advogados Marcela Cavallo, Renato Boreli e Fernando Zilveti, da Zilveti Advogados, debaterão sobre alguns mecanismos ilícitos utilizados no mercado, os impactos à ordem financeira e como a CVM tem atuado nesses casos. Em live com interação prática, os advogados irão analisar o posicionamento da CVM em casos de spoofing, layering, insider tradingfront runner, por exemplo. Clique aqui para acompanhar o evento.

11h — Webinar criminal e compliance — Pedro Beretta, sócio da Höfling e especialista em Direito Criminal, será um dos palestrantes, ao lado de Maria Fernanda Toledo, assessora jurídica de Controle Externo e DPO do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, e dos sócios de serviços forenses da Grant Thornton Vitor Pedrozo, Everson Probst e Honazi Farias. Clique aqui para se inscrever. 

14h — Política de Justiça Restaurativa da 4ª Região — A abertura da conferência será feita pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Tomasi Keppen, pelo presidente do TRF4, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e pela coordenadora do Sistcon, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida. Clique aqui para acompanhar. 

17h — As tendências da LGPD: Cenário atual das empresas, expectativas e tendências da lei — Com Davis Alves, membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados. Evento promovido pela Milvus, companhia brasileira da área de TI que oferece serviços de adequação à lei. Clique aqui para acompanhar.  

18h — Desafios das empresas financeiras digitais — O evento da Emerj que tratará do tema será aberto pelo desembargador Agostinho Teixeira de Almeida Filho, presidente do Fórum, e o desembargador Antonio Carlos Esteves Torres, vice-presidente do Fórum, será o moderador.  Os palestrantes serão: o professor da FGV Flávio Maia Fernandes dos Santos, procurador aposentado do Banco Central e mestre em Direito pela New York University School of Law, e o advogado Jairo Saddi, árbitro e parecerista em São Paulo e doutor em Direito Econômico pela USP. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Novidades justiças federal e trabalhista — Evento promovido pela Data Lawyer terá a participação do CEO da entidade, Caio Santos, e o assistente jurídico Gabriel Marconi. Clique aqui para se inscrever.

24/9
10h30 — Pensando o clima na cidade de São Paulo — A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima) da prefeitura da capital paulista promove nesta sexta-feira (24/9) o workshop online que discute o esforço da Administração no enfrentamento das mudanças climáticas e de seus efeitos na vida do paulistano. Participam do evento o ex-presidente Michel Temer e diversos especialistas em meio ambiente, política ambiental e direito ambiental,  Clique aqui para acompanhar. 

27/9
10h — A importância das investigações internas para resolução de crimes corporativos — Terceiro webinar do Ciclo de Debates sobre Investigação Privada e Integridade Empresarial terá a participação de John Scanlon e Avi Perry, procuradores do Departamento de Justiça dos EUA; Antônio Carlos Bigonha, subprocurador-geral da República; Walfrido Warde, presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE); Valdir Simão, ex-ministro-chefe da CGU e vice-presidente do IREE; e Leandro Daiello, ex-diretor geral da Polícia Federal e diretor do IREE. O evento será gratuito e aberto ao público. Clique aqui para assistir.

10h — Previdência Social e Economia Digital — O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP promove um seminário gratuito com o objetivo de discutir quais os efeitos dessa modificação da relação de trabalho gerada pela economia digital tanto na perspectiva empresarial quanto na perspectiva trabalhista e, principalmente, à luz do futuro da Previdência Social no país. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Seminário: Atualidades no Direito Civil — Em homenagem ao jurista alemão Claus-wilhelm Canaris, considerado um dos maiores especialistas em Direito Civil, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) promove o evento que terá a participação de Hans Christoph Grigoleit, professor da Ludwig-Maximilians-Universität München, e Nelson Nery Júnior, doutor em Direito Processual Civil pela Universität Friedrich-Alexander Erlangen-Nümberg e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). E as moderadoras serão: a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da Emerj e mestre em Direito pela Unesa, e a professora Karina Nunes Fritz. Clique aqui para se inscrever.  

28/9 a 5/10
19h — 25 anos da Lei de Arbitragem —  Eliana Baraldi e Olavo Alves Ferreira coordenam uma série de eventos que reúnem  destacados e atuantes nomes da Arbitragem em uma série especial de  quatro eventos que aborda os sucessos da lei e os pontos de debate.  Os eventos ocorrem nos dias 28 e 29 de setembro e 4 e 5 de setembro. Clique aqui para acompanhar. 

28/9
18h — Responsabilidade Civil e Violação aos Direitos de Propriedade Intelectual — O evento   é promovido pelo Fórum Permanente de Juízos Cíveis da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).  A abertura da reunião será feita pela diretora-geral da EMERJ, Cristina Tereza Gaulia e pelo presidente do Fórum, desembargador Carlos Santos de Oliveira, mestre em Direito pela UERJ. Clique aqui para se inscrever. 

30/9
9h — Reforma Tributária para o planejamento patrimonial e sucessório — Fernando Colucci, sócio da área tributária do Machado Meyer Advogados, é um dos convidados do Conexão Capital, espaço de encontros online e ao vivo produzido pela revista Capital Aberto, para abordar sobre os impactos da Reforma Tributária para o planejamento patrimonial e sucessório. Clique aqui para se inscrever.

10h — Biodiversidade e infraestruturas críticas — Em seminário online promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) Soberania e Clima (ISC), especialistas em Defesa e Meio Ambiente discutem a relação entre a biodiversidade e o funcionamento e a segurança das infraestruturas críticas do país. Participam do debate o coronel do Exército André Luciano Bittencourt Barbosa, diretor do Depto. de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; a professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília e membro da Academia Brasileira de Ciências; o ex-ministro da Defesa e presidente do ISC, Raul Jungmann; e o general Sérgio Etchegoyen, presidente do Conselho do ISC  e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no governo Temer. Clique aqui para assistir.

19h — Revista do Advogado —  A Aasp promove webinar gratuito de lançamento da edição número 151 da Revista do Advogado, que abordará questões de Direito Privado contemporâneo, a partir do pensamento do jurista Zeno Veloso. A diretora da revista e vice-presidente da Aasp, Fátima Cristina Bonassa, e os coordenadores da edição, os professores Giselda Hironaka e José Fernando Simão, recebem os articulistas e advogados Ana Luiza Maia Nevares, Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk, o desembargador, Jones Figueirêdo Alves e o ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro. Clique aqui para se inscrever.

19h — Evolução do sistema financeiro nacional e suas oportunidades — A palestra gratuita será ministrada por Cíntia Falcão, consultora jurídica da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento). Clique aqui para se inscrever

7/10 e 8/10
9h — A pandemia e seus reflexos no mundo do trabalho — O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região promove a 21ª Edição do Congresso Nacional de Direito do Trabalho e Processual do Trabalho. Organizado pela Escola Judicial da Corte e pelo Instituto Jurídico de Incentivo ao Estudo do Direito Social (Injieds), o evento reúne especialistas do Brasil e do exterior que discorrerão sobre o direito do trabalho emergencial; os conflitos coletivos; a ação civil pública no contexto pandêmico. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 23 de setembro de 2021, 8h14

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 01/10/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.