Consultor Jurídico

violação de prerrogativas

Anajur repudia tratamento dado a advogado da União na CPI da Covid

Nesta quarta-feira (22/9), a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) publicou uma nota de desagravo em favor do advogado da União Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, que acompanhou o ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, durante seu depoimento à CPI da Covid no Senado nesta terça-feira (21/9).

Segundo Anajur, presidente da CPI foi desrespeitoso com advogado da União
Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Anajur repudiou o "tratamento desrespeitoso" recebido por Bruno durante a sessão, em pleno exercício das suas funções de assessoramento jurídico ao Poder Executivo.

Para a associação, o presidente da CPI — senador Omar Aziz (PSD-AM) — faltou com respeito e urbanidade ao advogado da União. "A desarrazoada ameaça de retirá-lo do plenário da comissão caracterizou-se como grave violação às prerrogativas profissionais e ao papel essencial exercido pelos advogados no sistema republicano".

A Anajur lembrou que Bruno é amparado pelas prerrogativas do seu cargo e da própria advocacia. "É fundamental que a advocacia brasileira, pública e privada, esteja fortalecida e reaja a situações como a ocorrida.", diz a nota. 




Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 22 de setembro de 2021, 19h46

Comentários de leitores

1 comentário

Advogado da União ...

Arlete Pacheco (Advogado Autônomo - Trabalhista)

Preliminarmente, não se trata de uma CPI da Covid, mas de uma CPI do "ME ENGANA QUE EU GOSTO", cujos dirigentes histriônicos, além de exibirem, sem qualquer vergonha, sua ignorância jurídica, também não se envergonham de exibir propaganda enganosa, pois não querem esclarecer nada sobre pandemia, mas apenas lançar descrédito contra o Presidente da República, legalmente eleito. Tanto é assim, que não se interessam em saber o destino das VERBAS FEDERAIS ENCAMINHADAS AOS GOVERNADORES E PREFEITOS a fim de auxiliar no combate à doença. Em resumo, um circo de quinta categoria!

Comentários encerrados em 30/09/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.