violação de prerrogativas

Anajur repudia tratamento dado a advogado da União na CPI da Covid

Autor

22 de setembro de 2021, 19h46

Nesta quarta-feira (22/9), a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur) publicou uma nota de desagravo em favor do advogado da União Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, que acompanhou o ministro Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União, durante seu depoimento à CPI da Covid no Senado nesta terça-feira (21/9).

Edilson Rodrigues/Agência Senado
Segundo Anajur, presidente da CPI foi desrespeitoso com advogado da União
Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Anajur repudiou o "tratamento desrespeitoso" recebido por Bruno durante a sessão, em pleno exercício das suas funções de assessoramento jurídico ao Poder Executivo.

Para a associação, o presidente da CPI — senador Omar Aziz (PSD-AM) — faltou com respeito e urbanidade ao advogado da União. "A desarrazoada ameaça de retirá-lo do plenário da comissão caracterizou-se como grave violação às prerrogativas profissionais e ao papel essencial exercido pelos advogados no sistema republicano".

A Anajur lembrou que Bruno é amparado pelas prerrogativas do seu cargo e da própria advocacia. "É fundamental que a advocacia brasileira, pública e privada, esteja fortalecida e reaja a situações como a ocorrida.", diz a nota. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!