Mandato encerrado

Luciano Nunes Maia Freire participa de sua última sessão do plenário do CNMP

Autor

20 de setembro de 2021, 22h15

A 2ª Sessão Extraordinária de 2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), nesta segunda-feira (20/9), marcou a última sessão da qual participou o conselheiro Luciano Nunes Maia Freire, cujo mandato se encerrará no próximo dia 23.   

Divulgação
Maia Freire recebe homenagem de Aras
Divulgação

Na abertura da sessão, o presidente do CNMP, o PGR Augusto Aras, destacou que o conselheiro Luciano Nunes "se revelou grande magistrado e angariou o respeito de todos". "Com o conselheiro Luciano, tivemos uma convivência pacífica, ordeira e respeitosa."    

Em sua homenagem, Aras entregou uma placa com os seguintes dizeres: "O reconhecimento do Conselho Nacional do Ministério Público a Luciano Nunes Maia Freire, pela atuação comprometida na missão de fortalecer e aprimorar o Ministério Público brasileiro, assegurando sua autonomia, transparência e unidade".   

Em seu discurso, Nunes Maia Freire fez agradecimentos ao presidente do CNMP, ao vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, aos conselheiros do CNMP e aos ministros do Superior Tribunal de Justiça, que o indicaram para exercer o cargo de conselheiro, nos último quatro anos, pedindo licença para cumprimentar e agradecer a todos os ministros do "Tribunal da Cidadania" nas pessoas dos ministros Humberto Martins, João Otávio Noronha, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell e Herman Benjamim. 

O conselheiro também recebeu homenagens dos demais conselheiros durante a abertura da sessão. Veja o que eles falaram.   

Rinaldo Reis
O conselheiro Luciano é autor de votos extremamente lúcidos. Aprendi muito com ele, que tem de ser homenageado, também, pela atuação como presidente da Comissão do Meio Ambiente do CNMP. O Ministério Público brasileiro tem muito a agradecer a ele por essa atuação.    

Sandra Krieger
Reitero as palavras e sentimentos externados pela Ordem dos Advogados do Brasil e destaco que Luciano Nunes é um brilhante conselheiro e juiz e que tem muito cuidado com a coisa pública. Aprendi muito com ele, tanto na vida jurídica quanto na vida pessoal.    

Marcelo Weitzel
Tenho enorme satisfação por ter partilhado este colegiado com o conselheiro Luciano, que está sempre aberto ao diálogo e em busca da decisão mais justa e humana.    

Silvio Amorim
Ao longo dos últimos quatro anos, pude aprender muito com a inteligência, com a leveza e com o espírito alegre do conselheiro Luciano. Agradeço a forma com a qual o conselheiro trouxe seus ensinamentos ao Ministério Público. E tenho certeza de que ele continuará semeando luz, justiça e virtude por onde passar.

Sebastião Vieira Caixeta
O conselheiro Luciano buscou o consenso e as convergências sempre com galhardia e inteligência. Além disso, exerceu com muito brilho as atividades como conselheiro e como presidente das comissões.    

Oswaldo D’Albuquerque
O conselheiro Luciano exerceu suas atividades com galhardia, competência e dedicação, mas, acima de tudo, com compromisso e dedicação.

Fernanda Marinela
A trajetória do conselheiro Luciano é um importante legado ao CNMP, ao Ministério Público e à sociedade. Além disso, como presidente da Comissão da Defesa dos Direitos Fundamentais, trabalhou pela diversidade, pelas minorias e pelas mulheres.   

Otavio Luiz Rodrigues Jr
O convívio com o conselheiro Luciano foi marcado pela iluminação, pela lealdade e pela esperança. É inegável, nestes quatro anos, a iluminação de sua pessoa, presença, palavras, votos e trabalhos exercidos nas comissões.    

Moacyr Rey
O conselheiro Luciano tem habilidade de diálogo e de construção de consensos. Todos os seus julgados e trabalhos nas comissões servem de norte para nossa atuação.   

Engels Muniz
Cumprimento o conselheiro Luciano por seu mandato exitoso e por seus votos lúcidos e que demonstram senso de justiça.     

Ulisses Rabaneda (OAB)
O conselheiro Luciano demonstrou muito talento pela forma com a qual conduziu os seus julgamentos e tratou os pares e os jurisdicionados: serena e cortês. Conselheiro, receba da advocacia pública o reconhecimento do seu trabalho e do cuidado com a coisa pública.   

Ubiratan Cazzetta (ANPR)
O reconhecimento da ANPR ao conselheiro Luciano pelo convívio democrático e salutar.    

Trajetória no CNMP 
Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, lotado atualmente na 20ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, Luciano Nunes Maia Freire foi nomeado para exercer o cargo de conselheiro nos biênios 2017-2019 e 2019-2021, após indicação do STJ, em duas oportunidades, e aprovação do Senado. O mandato do Conselheiro se encerra na próxima quinta-feira, dia 23. Com informações da assessoria do CNMP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!