"Revolta da vacina"

Mackenzie abre processo disciplinar para apurar conduta de aluno que usou suástica

Autor

16 de setembro de 2021, 20h01

A Universidade Presbiteriana Mackenzie abriu um processo disciplinar para apurar a conduta de um aluno do curso de Direito da instituição que, na noite desta quarta-feira (15/9), usou a suástica nazista para se manifestar contra a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19.

O episódio aconteceu durante uma aula telepresencial da disciplina Laboratório de Direito Público. O símbolo foi usado pelo estudante na imagem de perfil de usuário na plataforma de videoconferência. Entre as noites destas quarta e quinta-feira, os judeus celebram o Yom Kippur (Dia do Perdão).

Reprodução
Imagem foi usada por estudante em seu perfil de plataforma de videoconferência
Reprodução

Ao ser confrontado por colegas e pelo professor sobre o uso do símbolo, o estudante afirmou, via chat, que "nós, servidores públicos, fomos obrigados a tomar vacina nessa semana". "Estou sendo vítima do nazismo nesse exato momento. Esse é o meu protesto", acrescentou.

Após ser advertido pelo docente que ministrava a aula — professor Helcio Dallari —, o aluno trocou a imagem.

Em nota, a universidade afirmou que "repudia fortemente toda e qualquer atitude de discriminação, bem como não tolera protestos que ofendam qualquer pessoa ou grupo social, sob quaisquer circunstâncias".

Também em nota, o centro acadêmico João Mendes Júnior, que representa os alunos de Direito do Mackenzie na unidade paulistana, afirmou que "a suástica nazista é símbolo que acompanha uma série de memórias abomináveis à história mundial" e mencionou que, segundo o STF, a apologia a ideias preconceituosas e discriminatórias contra a comunidade judaica constitui crime de racismo. Também defendeu que o estudante seja imediatamente excluído dos quadros discentes da universidade.

Leia a íntegra da nota da universidade:

"A Universidade Presbiteriana Mackenzie repudia fortemente toda e qualquer atitude de discriminação, bem como não tolera protestos que ofendam qualquer pessoa ou grupo sociai, sob quaisquer circunstâncias.
Informamos que foi aberto um processo disciplinar de apuração do caso de maneira completa e exemplar, garantindo também o amplo direito de defesa, e a partir dos resultados da averiguação, decidiremos as atitudes cabíveis, de acordo com o nosso Código de Ética e regulamentos da UPM.
Há 150 anos, o Mackenzie tem se identificado diante da sociedade brasileira como uma instituição confessional cristã reformada, que defende o respeito entre todas as pessoas, sem qualquer distinção, lutando pela convivência harmaniosa na sociedade, baseada na verdade, na justiça e no amor ao próximo. 

Universidade Presbiteriana Mackenzie"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!