Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

14/9 e 16/9
19h — Crise política e cenário econômico pós-7 de Setembro —
Após o presidente Jair Bolsonaro elevar o tom com seus discursos nos atos ocorridos no feriado de 7 de Setembro, diversos especialistas se reunirão em um debate para discutir a crise política e os rumos da economia no Brasil. Os debates são organizados pelo escritório Crivelli Advogados, sob o comando do advogado Ericson Crivelli, consultor da OIT no Brasil e especialista em direito do trabalho e direito público internacional. Participam do evento os economistas Luiz Gonzaga Beluzzo, João Feres Jr. e Carolina de Paula. Clique aqui se inscrever no evento do dia 14. Clique aqui para se inscrever no evento do dia 16.

14/9
9h — Como assegurar investimentos chineses no Brasil — Evento promovido pelo IREE — em parceria com o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China (CCPIT) e com os escritórios Warde Advogados e Kobre & Kim — vai debater o ambiente de negócios da China e das empresas chinesas no Brasil. Guo Yinghui, representante chefe da CCPIT Brasil, abrirá a live, que terá palestras de John Han, sócio do Kobre & Kim, Fernando Mendes, ex-presidente da Ajufe e sócio do Warde Advogados, e Nina D’Ottaviano, vice-executiva jurídica do China Construction Bank no Brasil. Os debates serão moderados por Carolina Leung, associada do Kobre & Kim, e Walfrido Warde, presidente do IREE. Clique aqui para acompanhar.

9h — A Tributação do mercado sob o PL 2337/21 —Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF) promove o evento online com a participação de especialistas do setor, entre eles Marcos Catão, sócio do Maneira Advogados e diretor da ABDF. Além de Catão, participam do debate Ana Carolina Monguilod, diretora da ABDF e co-chair da IFA Win Brasil, Ana Claudia Akie Utumi, diretora da ABDF, vice-chair do Women of IFA Network, Nara Cristina Takeda Taga, mestre e doutora pela USP, e Maria da Consolação Silva, chefe da Divisão de Tributos sobre instituições e Operações Financeiras (Ditif) da RFB. Clique aqui para se inscrever. 

10h — Challenges of modern regulation — Os desafios da regulação moderna A FGV Direito Rio promove encontro que contará com a presença do professor Jean Tirole (Universidade de Toulouse), vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2014. No início dos trabalhos, o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, fará, ao lado do ministro Luiz Fux, presidente do STF, as saudações ao professor Tirole. O presidente da Febraban, Isaac Sidney, e o diretor da FGV Direito Rio, professor Sérgio Guerra, também participarão da mesa de abertura do evento. Clique aqui para se inscrever. 

16h — Positivismo jurídico — O advogado Nilson Vieira Ferreira de Mello Junior, membro da Comissão de Filosofia do Direito do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), fará palestra sobre o tema. O evento integra o Ciclo de Palestras de Filosofia do Direito e será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez, e pelo presidente da comissão, André Fontes, desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. A vice-presidente da comissão, Maria Lúcia Gyrão, e Francisco Amaral, membro da comissão, participarão dos debates. Clique aqui para acompanhar. 

17h — Fake news e eleições: Estudo sociojurídico sobre política, comunicação digital e regulação no Brasil — Participarão os autores Lucas Fucci Amato (professor do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da USP) e Marco Loschiavo Leme de Barros (professor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie), além dos pesquisadores Maurício Palma (FGV-SP) e do coordenador do Instituto Norberto Bobbio, Lévio Scattolini. Clique aqui para se inscrever. 

19h — Governança 4.0 — A Russel Bedford Brasil promove live com a participação de Carlos Rocha Veloso, coordenador geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e será promovida pela Associação Catarinense de Tecnologia. Clique aqui para acompanhar. 

15/9
9h — The growth of dispute board in Brazil and in China Evento promovido pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem vai abordar o histórico, desenvolvimento e marco regulatório no Brasil e na China, além de debater o seu crescimento como método alternativo de solução de conflitos nas câmaras de arbitragem. O evento contará com a participação da ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, que atualmente exerce a função de árbitra. Clique aqui para acompanhar. 

9h — Fim da incidência de IRPJ sobre benefícios fiscais — A Associação Paulista de Estudos Tributários discute os efeitos para as empresas da decisão da Câmara Superior de Recursos Fiscais do Carf no julgamento do acórdão de nº 9101-005.508, em que afastou a incidência de IRPJ sobre benefício fiscal. Para o encontro foram convidados Susy Gomes Hoffmanm (sócia na Gomes & Hoffmann, Bellucci, Piva Advogados e doutora em Direito pela PUC/SP), Edmar Oliveira Andrade (tax corporate adviser e doutor em direito pela PUC/SP), Carlos Augusto Daniel Neto (sócio na Daniel & Diniz Advocacia Tributária, Mestre pela PUC-SP e Doutor em Direito Tributário na USP) e Maria Carolina Mendonça Kraljevic (sócia no Lopes Muniz Advogados, Conselheira Julgadora no Conselho Municipal de Tributos de São Paulo, Mestre em Direito Tributário PUC/SP). Clique aqui para se inscrever.

19h — Segurança jurídica para inovação — Saulo Michelis lança o livro: "Marco Legal das Startups", que trata nas inovações da legislação para fornecer segurança jurídica para empresas da nova geração tecnológica. Clique aqui para acompanhar. 

16/9
18h30 — Aspectos controvertidos da Lei 14.195/2021 — Evento promovido pela AASP, o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e a Fundação Arcadas terá a participação de Viviane Girardi (presidente da AASP), Paulo Henrique dos Santos Lucon (presidente do IBDP) e Marcelo Vieira von Adamek (ex-presidente da AASP). Clique aqui para se inscrever. 

17/9
14h — Professor Guilherme Peña será homenageado pela Emerj — Em reconhecimento pelo seu trabalho, principalmente como professor, e por todo o conhecimento partilhado nos seus mais de 20 anos de carreira acadêmica, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro homenageia o promotor de Justiça Guilherme Peña de Moraes com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola. Clique aqui para acompanhar.  

23/9
19h — Novidades justiças federal e trabalhista — Evento promovido pela Data Lawyer terá a participação do CEO da entidade, Caio Santos, e o assistente jurídico Gabriel Marconi. Clique aqui para se inscrever.

21/9 a 23/9
8h — 18ª edição do CertForum — O evento tem como objetivo apresentar e debater a utilização de certificados digitais padrão ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços a empresas e cidadãos, propondo discutir a importância da certificação digital na modernização da administração pública federal, estadual e municipal, principalmente no que se refere à simplificação de processos, redução de custos e melhoria da segurança do tráfego da informação na rede. Clique aqui para se inscrever.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 14 de setembro de 2021, 8h29

Comentários de leitores

0 comentários

Ver todos comentáriosComentar