Consultor Jurídico

Mercado Jurídico

Por Sérgio Rodas

Mais igualdade

FAS Advogados consolida Comitê de Diversidade e amplia projetos de inclusão

O escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Sociedade de Advogados (FAS Advogados) vem reforçando e consolidando os seus ideais com as ações desenvolvidas no Comitê de Diversidade e Inclusão, denominado FAS Pra Todxs.

Criado no final de 2019, o comitê tem como objetivo promover e desenvolver diversidade e inclusão para todos os seus associados, colaboradores e clientes, principalmente, tendo foco nos pilares de raça e etnia, LGBTQIA+ (orientação sexual e identidade de gênero), pessoas com deficiência, equidade de gênero e diversidade geracional.

A própria escolha do nome do comitê tem a intenção de deixar evidente o seu objetivo inclusivo. Por este motivo, através de uma votação democrática, foi decidido usar a letra "x" em vez de "o" no termo "todos", para representar todas as diversidades existentes. 

"O nosso objetivo com o comitê foi, em primeiro lugar, estimular e promover a diversidade no universo do nosso escritório para, desta forma, sermos indutores de transformação nos clientes e parceiros nos quais temos contato. Sempre acreditamos que, se quisermos estimular os outros a fazerem algo, precisamos dar o exemplo e ser agentes proativos desta transformação", explica Luiz Eduardo Amaral de Mendonça, sócio do FAS Advogados. 

Segundo o advogado, foi por este motivo, inclusive, que logo no primeiro ano de existência do comitê, uma das primeiras ações implementadas foi oferecer assessoria jurídica pro bono para uma empresa que desenvolvia um programa de certificação de diversidade e inclusão para empresas.

"Sabemos que muitas ONGs e projetos sociais que trabalham para a inclusão precisam deste apoio jurídico, mas, muitas vezes, não  têm condição de arcar com este custo. Por isso, este apoio Pro Bono é algo que seguimos desenvolvendo em diversas frentes dentro do Comitê", pontua Mendonça.

"Assumimos o compromisso de combater a discriminação e o preconceito, com o objetivo de garantir oportunidades de carreira em igualdade de condições entre todos os colaboradores", ressalta o sócio do FAS. 

Ações desenvolvidas
Segundo levantamento do Grupo Croma, 75% das pessoas LGBTQIA+ têm a sensação que as empresas têm preconceito no momento da contratação. Por isso, para entender qual era a percepção de seus colaboradores sobre este ponto, o FAS Advogados promoveu a primeira pesquisa de diversidade interna para uma autocrítica que, consequentemente, está servindo para melhorar cada vez mais as pautas do seu comitê.

Outra questão é em relação à atualização do glossário interno para mudar diversos termos que atualmente são considerados preconceituosos e, inclusive, criminosos. 

Ao longo de sua atuação, o comitê desenvolveu ainda workshops sobre convivência com pessoas com deficiência e a implementação do calendário de diversidade para proporcionar conhecimento e engajamento entre os colaboradores, além de treinamentos com esta temática. 

Neste ano, o comitê implementou também um programa de estágio, denominado FAS Acontecer, destinado a estudantes de Direito que tenham dificuldades de inserção no mercado de trabalho devido à classe social e outros fatores determinantes que impeçam a inclusão na contratação.

Na ação, os estagiários têm a oportunidade de conhecer todas as áreas de atuação do escritório e a primeira participante, contratada no mês de abril, já passou pela área de contencioso tributário. A estagiária passará agora três meses trabalhando no setor de societário e fusões e aquisições. Já o FAS Pra Todxs Indica é mais uma iniciativa do grupo que visa trazer aos funcionários recomendações de conteúdos que abordem temas de diversidade e inclusão. 

Os esforços do FAS Pra Todxs em 2021 estão centrados em três objetivos: sensibilização aos principais parceiros, clientes e colaboradores sobre ações, pautas e programas em desenvolvimento; melhoria na coordenação e  capacitação no comitê e nos membros; e esforços aumentados e combinados para a aceleração e expansão dos processos seletivos que priorizem as contratações em prol da diversidade.

O trabalho do comitê está organizado em atividades-chave, ou seja, em ações adotadas para transformação da cultura organizacional e promoção da diversidade em todas as frentes estipuladas como relevantes.

“Nós acreditamos em adotar a diversidade e inclusão como estratégia de negócio, sendo capazes de criar ferramentas de sensibilização, conscientização, capacitação de parceiros, clientes e colaboradores do FAS Advogados, que gerem impacto positivo para uma sociedade mais diversa e inclusiva. Para isso, levamos em consideração os seguintes valores, para aprimorarmos cada vez mais as nossas atividades-chaves no comitê: oportunidade e respeito à diversidade, colaboração social, diversidade e inclusão, conscientização e sensibilização”, diz Mendonça.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 9 de setembro de 2021, 10h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 17/09/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.