"Embaixada na capital"

Ministérios Públicos de SP e MG abrem escritório conjunto em Brasília

Autor

2 de setembro de 2021, 13h50

O Ministério Público de São Paulo e o de Minas Gerais inauguraram nesta quarta-feira (1º/9) um escritório conjunto de representação em Brasília. O espaço foi definido como "a embaixada do Ministério Público de São Paulo e de Minas Gerais" na capital federal.

A solenidade de inauguração teve pronunciamentos em defesa do Estado Democrático de Direito. "A união do Ministério Público de São Paulo e de Minas Gerais consagrará nossa intolerância com as pragas da injustiça social, da miséria, da corrupção, da violência e do autoritarismo", disse o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, afirmou que "defender o vigor do regime democrático" é essencial no atual cenário. "Queremos nós, mineiros, andar junto dos paulistas, ou melhor, dos brasileiros de São Paulo", completou. 

O evento contou com a participação do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, do ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio Noronha, do senador mineiro Antônio Anastasia, do conselheiro do CNJ Henrique Ávila, além de outras autoridades, como integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público, do Conselho Nacional de Justiça e da OAB. 

"É importante que o Ministério Público não sucumba ao autoritarismo", declarou o presidente do Senado. Rodrigo Pacheco também classificou o atual momento como "crítico" e enfatizou que aqueles que tentam desunir o país serão julgados pela história como "inimigos da nação". 

Segundo o ministro Alexandre de Moraes, pelo papel que a Constituição Federal reserva ao Ministério Público, torna-se vital, "neste momento diferente", que a instituição se fortaleça, e disse que a iniciativa do MP-SP e do MP-MG traz enorme contribuição: "Tenho certeza que esse escritório será um exemplo para os outros Estados".

Após a inauguração do escritório, os procuradores-gerais dos dois estados participaram de uma reunião de trabalho em que receberam representantes de diversos sindicatos de servidores públicos. O tema do encontro foi a Reforma Administrativa. Com informações da assessoria de imprensa do MP-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!