Contra-ataque

Wassef apresenta reclamação disciplinar ao CNMP contra procuradora da República

Autor

30 de outubro de 2021, 12h15

Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, apresentou ao Conselho Nacional do Ministério Público reclamação disciplinar contra a procuradora da República Márcia Brandão Zollinger por abuso de autoridade e prevaricação.

Reprodução
Para Wassef, procuradora tentou acobertar as irregularidades promovidas pela Coaf
Reprodução

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, em junho, Zollinger recomendou o arquivamento do inquérito aberto para apurar irregularidades na elaboração de um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre transações financeiras de Wassef.

Segundo o jornal, Wassef contesta a veracidade do relatório produzido pelo Coaf — para ele, “um covil de organização criminosa” do qual se diz vítima. A Justiça Federal determinou que as investigações sobre o relatório continuassem apesar da manifestação da procuradora.

De toda forma, no dia 8 de outubro, Wassef requereu instauração de processo administrativo disciplinar contra Zollinger. Nesse pedido, Wassef destacou que a procuradora "fez parecer que o Coaf nada fez de errado e agiu dentro da legalidade, o que é vergonhosa mentira e um sofisticado ardil para enganar a todos, com o único e claro objetivo de blindar e proteger a organização criminosa que está infiltrada dentro do Coaf".

"Na contramão do Ministério Público Federal, sem qualquer justificativa ou motivo plausível além de contrariar frontalmente a ordem do TRF da 1ª Região , a reclamada pronunciou-se pelo arquivamento extemporâneo e prematuro da investigação, logo em seu nascedouro, no início do inquérito policial sem que houvessem sido iniciados os trabalhos da Policia Federal em verdadeira interdição da produção de provas, impedindo a ação e os trabalhos da Policia Federal, obstruindo a Justiça, descumprindo determinação judicial, agindo como se fosse advogada de defesa dos criminosos que estão infiltrados no Coaf", apontou Wassef.

Conforme noticiado pela Folha, o advogado afirma que a procuradora mentiu deliberadamente ao afirmar que existe movimentação financeira atípica em sua conta e que essas informações falsas e fraudulentas foram passadas e criadas exatamente pelos mesmos criminosos do Coaf.

Wassef queixa-se ainda da divulgação de peça de inquérito policial, incluindo seus dados pessoais, no site do Ministério Público Federal. Segundo ele, a notícia disponibilizava link de acesso à manifestação subscrita pela procuradora, na qual havia a transcrição de 34 comunicações relativas a movimentações financeiras que constavam do relatório.

O inquérito contra Wassef foi aberto pela Polícia Federal no ano passado a partir do relatório produzido pelo Coaf. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu anular esse relatório que apontava suspeitas nas transações financeiras do advogado, encerrando a investigação. Em seguida, determinou abertura de inquérito para investigar irregularidades na elaboração do relatório pelo Coaf.

Em junho desse ano, a procuradora recomendou o arquivamento das investigações. Para o MPF, o Coaf apenas produziu e enviou o documento para órgãos de fiscalização seguindo critérios técnicos e de forma impessoal após receber 34 comunicações de transações atípicas do advogado.

Em agosto, a Justiça Federal em Brasília determinou que a Polícia Federal continuasse com as investigações. O juiz Francisco Codevila, da 15ª Vara Criminal, negou o pedido de arquivamento, por considerá-lo prematuro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!