Consultor Jurídico

Direito Remoto

Agenda de seminários: acompanhe debates jurídicos na internet

Por 

Veja aqui os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes na rede. Os eventos são transmitidos ao vivo, mas podem ser vistos a qualquer tempo usando o mesmo link.

Desde o início da epidemia da Covid-19, acadêmicos do Direito e a Justiça em geral se reinventaram para manter os debates e a produtividade. Com isso, os eventos online tornaram-se uma nova realidade.

Abaixo, veja os seminários jurídicos virtuais e gratuitos mais interessantes dos próximos dias:

28/10 a 30/10
13h30 — Congresso Brasileiro de Direito Constitucional – 33 anos da Constituição Brasileira constitucionalismo, crises e resiliência — evento promovido pela Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), da OAB Pernambuco terá a participação de Heleno Torres, Lenio Streck, Marcus Vinícius Furtado Coelho, Dimitri Dimoulis, José Luis Bolzan, Ingo Sarlet, Francisco Queiroz, Manoel Gonçalves Ferreira Filho, Fernando Facury Scaff, Ivo Dantas, Soraya Gasparetto Lunardi e Marcelo Neves, entre outras grandes referências do direito constitucional brasileiro. A coordenação acadêmica é do procurador do estado e professor da Faculdade de Direito do Recife, Walber Agra. Clique aqui para se inscrever. 

28/10
9h — Distribuição de combustíveis - Tutela de bandeira e venda direta de etanol — Luciano de Souza Godoy, sócio do LUC Advogados, participa de debate virtual que irá abordar aspectos e desafios jurídicos da distribuição de combustíveis no Brasil. O evento é moderado pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). O evento contará também com as presenças dos desembargadores Marco Villas Boas (TJ-TO), presidente do Copedem e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense; e Caetano Levi (TJ-MG), diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura, e terá como coordenadora a professora Lourdes Gonçalves, da Memory — Centro de Memória Jurídica. Clique aqui para acompanhar.

14h — Transparência e cidadania fiscal na América Latina — O Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP promove evento que debate,  pela perspectiva da Fazenda Pública, a legitimidade das relações entre Estado e Sociedade a partir do ideal democrático da sociedade pós-moderna, apresentando a noção de cidadania fiscal como instrumento que assegura a legitimidade das relações entre fisco-instituição e cidadão-contribuinte na América-Latina. O objetivo do evento é trazer a visão institucional do fisco acerca do tema da cidadania fiscal. Clique aqui para se inscrever. 

18h30 — 5º Encontro nacional de juízas e juízes negros (Enajun) e 2º fórum nacional de juízas e juízes contra o racismo e todas as formas de discriminação (Fonajurd) —  O evento terá palestrantes como a jornalista Flávia Oliveira, a ativista de movimentos sociais Winnie Bueno e o escritor Paulo Scott. A programação também terá a presença de importantes figuras jurídicas, como o presidente do STF, ministro Luiz Fux, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, e a presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, juíza Elizabeth Odio Benito. Clique aqui para se inscrever.

19h — Financiamento de políticas públicas para infância e adolescência — Evento promovido pela OAB-SP terá a participação de Hendrick PinheiroDenise AuadEliana dos Santos Alves Nogueira. A mediação fica a cargo de Priscila Kuhl Zoghbi. Clique aqui para se inscrever. 

4/11
10h — Ciclo de debates sobre investigação privada e integridade empresarial — Evento promovido pelo IREE terá a participação de Adriana Dantas, Gilberto Waller Júnior, Valdir Moyses Simão e Walfrido Warde. Clique aqui para acompanhar. 

9/11
9h — Lavagem de capitais: Os desafios de rastreabilidade no ambiente digital no mundo globalizado — O escritório Demarest promove webinar com especialistas do Brasil e Portugal para discutir como as novas normas de prevenção ao Branqueamento de Capitais do Brasil e da Europa têm contribuído para melhorar a rastreabilidade de operações suspeitas e atípicas no ambiente digital. Clique aqui para se inscrever. 

11/11
17h — Por que fazer o LL.M. internacional? — Evento promovido pelo escritório Mattos Filho em parceria com a Columbia Law School irá abordar o processo de admissão nos cursos de pós-graduação e outros aspectos que colocam a Columbia entre as escolas de Direito mais renomadas do mundo. O encontro virtual será aberto ao público. Clique aqui para se inscrever.

Podcast
Sessão Aberta: Qualidade da água no Brasil é o tema da nova edição do podcast do MPF/SP —
A procuradora regional da República Sandra Kishi e a coordenadora geral de vigilância em saúde ambiental do Ministério da Saúde, Thaís Cavendish discutem o tema. Clique aqui para ouvir.




Topo da página

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de outubro de 2021, 8h27

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/11/2021.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.