Inteligência Destra

Algoritmo do Twitter dá mais impulsão a postagens com conteúdo de direita

Autor

27 de outubro de 2021, 16h49

As postagens feitas por meio de contas de políticos de direita são mais impulsionadas pelo algoritmo do Twitter do que as feitas por políticos de esquerda. Essa é a principal conclusão de um estudo feito pela própria plataforma. A pesquisa considerou sete países: Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido. Apenas na Alemanha o fenômeno não foi detectado: a amplificação de postagens é praticamente a mesma nos dois lados do espectro ideológico.

Reprodução

O estudo é apenas descritivo, e o Twitter reconhece que ainda é preciso descobrir as causas do fenômeno para então determinar quais mudanças devem ser feitas para reduzir os impactos adversos do algoritmo. "Estabelecer por que esses padrões observados ocorrem é uma questão significativamente mais difícil de responder, pois é um produto das interações entre as pessoas e a plataforma", diz trecho do comunicado da plataforma.

"A amplificação algorítmica não é um problema em si mesmo — todos os algoritmos amplificam. Mas a amplificação algorítmica é problemática se houver tratamento preferencial em função de como o algoritmo é construído em relação às interações que as pessoas têm com ele", prossegue a nota da plataforma.

Para chegar à conclusão de que a amplificação é enviesada, o estudo considerou centenas de milhões de postagens. O período de coleta foi de 1º a 15 de abril de 2020. Para detectar como se dá essa amplificação, foram comparadas duas formas de exibição dos tuítes: a preparada pelo algoritmo (que seleciona o que aparecerá na página inicial do usuário) e a apresentação em ordem cronológica decrescente. 

Outra conclusão do estudo é que os veículos de comunicação de direita também recebem uma amplificação algorítmica maior — em comparação com os de esquerda. A classificação do que é um veículo de comunicação de direita ou de esquerda levou em conta dados de organizações independentes.

Além disso, a pesquisa revelou que os tuítes com conteúdo político feitos por autoridades, independentemente do partido, são mais amplificados pelo algoritmo.

Clique aqui para ler o estudo

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!