Fifa, PES e FM

Indústria dos games trava batalha da prescrição contra jogadores de futebol

Autor

26 de outubro de 2021, 7h32

Quando um jogo de videogame retrata um jogador de futebol sem a sua autorização, o prazo para cobrar indenização passa a correr quando a empresa deixa de distribuir o jogo ou não se inicia enquanto exemplares do game estiverem no mercado, ainda que na mão de terceiros?

Divulgação
Franquia Fifa de jogos de videogame retratou jogadores de futebol brasileiros sem a autorização individual
Divulgação

Esse é o principal ponto a ser dirimido em uma longa batalha existente entre jogadores profissionais de futebol e empresas que produzem jogos de videogame. O tema vai ser apreciado pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, em recurso especial afetado pela 3ª Turma em sessão de julgamento da última terça-feira (19/10).

A discussão foi levada ao Judiciário por jogadores e técnicos que alegam não ter autorizado o uso de suas imagens em jogos de grande popularidade como Fifa Soccer, Pro-Evolution Soccer (PES) e Football Manager.

De acordo com o artigo 87-A da Lei Pelé (Lei 9.615/1998), o direito ao uso da imagem do atleta pode ser por ele cedido ou explorado, mediante ajuste contratual de natureza civil e com fixação de direitos, deveres e condições, as quais não se confundem com o contrato de trabalho que assinam com seus clubes.

Ou seja, esses direitos deveriam ser negociados individualmente com cada jogador, um modelo que não é usualmente praticado no restante do mundo, onde eles são representados pelas ligas que organizam os campeonatos, pelos próprios clubes ou por organizações como a FifPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Há tantos processos que o Tribunal de Justiça de São Paulo, onde a maior parte deles corre, já afetou dois temas para fixação de tese em incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR).

Um deles (IRDR 2130778-97.2018.8.26.0000) não foi admitido por inexistência de divergência jurisprudencial significativa. O outro (IRDR 0011502-04.2021.8.26.0000) trata do jogo Football Manager e gerou a suspensão nacional das ações sobre o tema por ordem do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ. O relato é de 1,5 mil ações em São Paulo e outras 64 distribuídas em 18 estados.

Reprodução
TJ-SP tem posição pacífica no sentido de afastar a prescrição quando o jogo segue no mercado, mesmo que na mão de terceiros

Actio Nata
Não há dúvida sobre o direito dos atletas a serem ressarcidos pelo uso indevido da própria imagem. Nesses casos, a prescrição ocorre em três anos, conforme o artigo 206, parágrafo 3º, inciso V do Código Civil, que trata de pretensão de reparação civil.

O problema é que os jogos são lançados anualmente, e alguns processos apontam violações ocorridas em edições consideravelmente antigas.

O caso apreciado pela 3ª Turma, por exemplo, trata do meio-campista Cristian Baroni, ex-Corinthians, Flamengo e Grêmio. Em setembro de 2017, ele propôs ação para cobrar ressarcimento por ter aparecido nas edições do Fifa 2007, 2008, 2010 e 2011.

O pedido foi julgado procedente em primeira instância, com fixação de R$ 30 mil de indenização. Na apelação, o TJ-SP negou a ocorrência de prescrição com base na tese defendida pelos atletas: a de que o dano ocorre com o lançamento do jogo e é continuado enquanto a versão dele continua no mercado.

Advogada da Eletronic Arts, que produz o game, a advogada Debora Zats sustentou no STJ que a prescrição comece a correr quando a empresa deixa de distribuir o jogo — ou seja, quando lança a edição seguinte, sempre em outubro do ano anterior. Apontou que a permanência do jogo no mercado é questão alheia ao controle do fabricante, pela qual jamais poderia ser responsabilizado.

"A violação não ocorre cada vez que se vê a imagem, nem cada vez que se joga o jogo. A permanência do produto no mercado consiste em mera persistência do dano, como ocorre em qualquer outra hipótese em que o dano não se esvai do ponto de vista material. A persistência material da lesão nada tem a ver com dano continuado", sustentou.

Para ela, a tese defendida pelos atletas significaria, por exemplo, que o direito de cobrar indenização por uma foto publicada ilegalmente em um livro não prescreveria enquanto ele estivesse em circulação em bancas, livrarias ou sebos. Tornar-se-ia, assim, imprescritível.

Ainda segundo a advogada, o STJ conta com 90 recursos sobre o mesmo tema.

Rafael Luz/STJ
Na 4ª Turma, voto da ministra Isabel Gallotti fixou precedente colegiado sobre o tema
Rafael Luz/STJ

Jurisprudência
A sustentação oral e o caso de Cristian levaram a relatora, ministra Nancy Andrighi, a aderir à sugestão do ministro Paulo de Tarso Sanseverino para afetar o caso à 2ª Seção do STJ, que reúne os integrantes da 3ª e 4ª Turmas. A posição firmada é a que será observada pelos colegiados e em decisões monocráticas.

Até agora, a corte tem apenas um julgamento colegiado sobre o tema. Em novembro de 2020, a 4ª Turma entendeu que a mera circunstância de ainda haver exemplares antigos do jogo de videogame Fifa Soccer em circulação no mercado não é suficiente para caracterizar a violação permanente do direito de imagem de um jogador que não autorizou sua inclusão no mesmo.

A votação foi por placar apertado, de 3 a 2. O voto vencedor foi da ministra Isabel Gallotti, para quem o dano deixa de ocorrer no momento em que a fabricante para de distribuí-lo, abrindo prazo prescricional para indenização.

Ela destacou na ocasião que condicionar o início da prescrição à circulação de mercado, na prática, seria inviabilizar sua ocorrência, pois sempre haveria a possibilidade de alguém revender o jogo, mesmo que ele já tenha deixado de ser produzido. A consequência seria insegurança e instabilidade jurídica. “Esvaziaria o instituto da prescrição”, concluiu.

No TJ-SP, a questão está pacificada em outro sentido. Há dezenas de acórdãos que entendem que, nesses casos, a violação de direito protrai-se no tempo, ocorrendo de forma permanente e continuada. Esse entendimento tem sido mantido em monocráticas dos ministros da 3ª Turma, com base em óbices processuais: Súmula 568 e Súmula 7.

Gustavo Lima/STJ
Caso relatado pela ministra Nancy Andrighi foi afetado para a 2ª Seção definir o tema
Gustavo Lima/STJ

Para a 7ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, a violação continuada da imagem do atleta autor da ação continua a ocorrer porque, com um novo Fifa Soccer é lançado, os demais não saem do mercado. “Ainda que não mais por iniciativa das rés, os produtos mais antigos continuam a circular no mercado e a imagem do recorrido permanece sendo vista”, diz o acórdão.

A 6ª Câmara de Direito Privado vai na mesma linha. Entende que o dano persiste porque a figura do jogador continua a ser exposta e usada ao longo do tempo que as versões permanecem comercializadas, ainda que por terceiros. “As demandadas devem responder pelos produtos colocados no mercado por elas e, como o uso de imagem permanece, não cabe falar em óbice à prescrição.”

A 8ª Câmara ressaltou que o autor da ação julgada comprovou que os jogos continuavam em comercialização por terceiros, fato suficiente para afastar a prescrição.

O precedente da 4ª Turma do STJ já começou a gerar efeitos no tribunal paulista. A 3ª Câmara de Direito Privado tem julgado em que readequou a própria posição para afastar a tese do dano continuado. Já a 9ª Câmara, em um dos casos, deliberadamente escolheu divergir, destacando que o julgamento do STJ não possui caráter vinculativo e não altera a conclusão de não ocorrência da prescrição no caso concreto.

123RF
Violação de direitos de imagem em jogos de videogame gerou enxurrada de processos
123RF

Supressio afastada
Os julgamentos no TJ-SP também são unânimes em afastar a ocorrência do supressio — a possibilidade de se considerar suprimida determinada obrigação contratual na hipótese em que o não exercício do direito correspondente, pelo credor, gerar no devedor a legítima expectativa de que esse não exercício se prorrogará no tempo.

Seria o caso, por exemplo, de a Eletronic Arts publicar seguidas edições do Fifa sem que os atletas contestassem o uso da imagem, o que criaria para a empresa a legítima expectativa de que não precisaria negociar individualmente com os mesmos.

No caso analisado pela 5ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, não houve lapso temporal considerável entre a violação do direito e a propositura da ação, apto a autorizar a conclusão de que o apelado não mais exerceria o direito que lhe cabe.

REsp 1.946.100 (3ª Turma do STJ)
REsp 1.861.289 (4ª Turma do STJ)
REsp 1.861.295 (4ª Turma do STJ)
Apelação 1016625-22.2019.8.26.0004 (7ª Câmara de DP do TJ-SP)
Apelação 1008446-44.2020.8.26.0011 (6ª Câmara de DP do TJ-SP)
Apelação 1000933-88.2021.8.26.0011 (5ª Câmara de DP do TJ-SP)
Apelação 1010633-25.2020.8.26.0011 (8ª Câmara de DP do TJ-SP)
Apelação 1016991-61.2019.8.26.0004 (9ª Câmara de DP do TJ-SP)
Apelação 1001498-52.2021.8.26.0011 (5ª Câmara de DP do TJ-SP)

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!