Ajuda humanitária

Último grupo de juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã chega nesta quarta

Autor

20 de outubro de 2021, 10h11

Um grupo de 26 pessoas composto por sete juízas e três juízes do Afeganistão, seus filhos e parentes próximos deve desembarcar no Brasil após obterem visto humanitário até esta quarta-feira (20/10). Esses magistrados julgaram casos envolvendo membros do grupo extremista e estavam ameaçados pelo Talibã. As informações são da Folha de S.Paulo.

Amaerj
A AMB, presidida pela juíza Renata Gil participou da articulação para receber essas magistradas após pedido de ajuda
Amaerj

A primeira família chegou ao Brasil nesta segunda-feira (18/10), outra veio na terça (19/10) e as cinco restantes chegam nesta quarta. Essas pessoas chegam ao país em voos oriundos da Turquia, Macedônia do Norte e Grécia após operação de resgate encabeçada pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

"Acho que vão conseguir retomar a vida rapidamente, porque são muito qualificados. Até lá, vamos dar um suporte", disse a presidente da AMB, Renata Gil, ao jornal. 

A entidade de classe atendeu pedido da Associação Internacional de Mulheres Juízas, que informou que 270 mulheres que atuavam como magistradas no Afeganistão precisavam se asilo. Inicialmente o grupo deve ser abrigado em Brasília.

O visto humanitário para afegãos foi anunciado pelo Brasil no último dia 3 de setembro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!