Latinha na mão

Bar consegue suspender decisão que limitava barulho e proibia shows

Autor

20 de outubro de 2021, 19h54

Ainda que haja barulho acima do limite estabelecido pelo órgão competente, proibir um bar de realizar shows no período da noite durante a semana inteira é medida excessivamente rigorosa.

Dollar Photo Club
Dollar Photo Club

A partir desse entendimento, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás suspendeu decisão da primeira instância e permitiu que um bar na cidade de Itumbiara (GO) voltasse a promover apresentações ao vivo depois das 22h.

A relatora, a juíza substituta em segundo grau Camila Nina Erbetta Nascimento, afirmou que, mesmo que ficasse comprovada a emissão de ruídos em contrariedade com os padrões, a proibição de apresentações noturnas, em qualquer dia da semana, "parece ser medida excepcionalmente gravosa e injustificada diante dos elementos probatórios apresentados nos autos".

Ao recorrer da decisão inicial, que se baseou em auto de infração para impor limite de ruídos e proibir a realização de shows no bar das 22h às 8h, o advogado de defesa, Diêgo Vilela, afirmou ter ocorrido "alteração do contexto fático existente à época da concessão da tutela de urgência na origem".

O argumento foi considerado pelo TJ-GO. "Da detida análise dos autos, observa-se que o pronunciamento judicial recorrido lastreou-se essencialmente nas informações registradas no auto de infração para conceder a tutela de urgência postulada pelo agravado", explicou a juíza.

"Assim, é razoável concluir que, diante da inobservância das formalidade legais exigidas para a correta aferição dos níveis de emissão de ruídos, não há como se reputar verossímeis as alegações autorais, porquanto não sobressai patente o desrespeito aos limites previstos pela agravante", concluiu.

Clique aqui para ler o acórdão
5478266-58.2019.8.09.0000

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!